Acesso ao Parque Nacional do Caparaó está limitado; confira
A orientação é que o visitante se programe para fazer a subida nos dias de semana, pois o Parque fica aberto à visitação de terça a domingo

A direção do Parque Nacional do Caparaó divulgou nesta sexta-feira (26), uma nota informando que o acesso ao Pico da Bandeira irá ser limitado ao chamado “bate e volta” em até 200 visitantes por dia em cada uma das Portarias da Unidade.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA nota informa que a medida visa proporcionar uma boa experiência para o visitante que deseja visitar o Pico da Bandeira, considerando, entre outros fatores: a crescente procura de turistas pele a região, especialmente nessa época de alta temporada; os encontros ao longo da trilha e seu reflexo no tempo de caminhada necessária para voltar ainda de dia e com segurança; o espaço no cume do Pico e a estrutura de sanitários.
Leia Também: Recomeça Mimoso: Feira de Negócios promete movimentar Mimoso do Sul
“Iremos limitar o chamado “bate e volta” em até 200 visitantes por dia em cada uma das Portarias da Unidade. Lembrando que as vagas são por ordem de chegada”, ressalta trecho do comunicado.
Além disso, a direção informou que, para um melhor atendimento no momento de entrada, o horário de 7 às 8 horas será destinado exclusivamente para os visitantes que farão o “bate e volta”.
O comunicado também destaca que os fins de semana e feriados são os mais procurados para “bate e volta” no Pico da Bandeira. A orientação é que o visitante se programe para fazer a subida nos dias de semana, pois o Parque fica aberto à visitação de terça a domingo.

Conheça o Parque Nacional do Caparaó
Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó é um dos ícones do montanhismo no Brasil e abriga o terceiro ponto mais alto do País, o Pico da Bandeira, que tem 2.892 metros de altitude. Além dele, estão na Unidade de Conservação (UC) cinco dos dez picos mais altos de todo o território nacional.
O Parque Nacional do Caparaó possui duas portarias de acesso, localizadas no município de Alto Caparaó – MG, onde também funciona a sede administrativa da UC e em Pedra Menina, distrito do município de Dores do Rio Preto – ES, pelas quais o visitante pode conhecer o Pico da Bandeira e diversos outros atrativos do Parque, entre, mirantes, vales, cachoeiras e piscinas naturais belíssimas, que estão abertos ao público para visitação durante todo o ano.
Dispõe de um amplo sistema de trilhas, sinalizadas, auto guiadas de curto, médio e longo percurso e com diferentes níveis de dificuldade, facultando assim a utilização por diferentes tipos de usuário para caminhadas por meio a florestas e campos de altitude. As principais trilhas levam ao Pico da Bandeira, que pode ser conquistado tanto pela trilha da vertente capixaba (Trilha Casa Queimada – Pico do Calçado – Pico da Bandeira) como pela vertente mineira (Trilha Tronqueira – Terreirão – Pico da Bandeira). Ambas as trilhas permitem ao visitante conhecer outros atrativos e lugares de grande beleza cênica e contemplativa da Unidade, além de realizar a famosa travessia no percurso entre os dois estados da UC (travessia ES/MG ou MG/ES).
No parque o visitante pode contar ainda com quatro áreas de acampamentos localizadas na parte alta da Unidade de Conservação, sendo pela portaria de Alto Caparaó em MG, os acampamentos da “Tronqueira” e “Terreirão” – e pela Portaria de Pedra Menina no ES – os acampamentos da “Macieira” e “Casa Queimada”. Os acampamentos do parque são estruturados com postos de funcionários, banheiros públicos, lava-pratos, mesas, bancos e churrasqueiras, estas últimas disponíveis apenas no acampamento da “Macieira”.

Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726