Cidades

Escola de Alegre desenvolve grupo de estudos sobre racismo e negritude

A atividade tem o objetivo de incentivar o debate e a reflexão em torno de produções artísticas e científicas

Por Redação

2 mins de leitura

em 17 de jul de 2024, às 17h37

Foto: Prefeitura de Alegre
Foto: Prefeitura de Alegre

Buscando fomentar a prática de uma educação antirracista, os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ana Monteiro de Paiva, localizada em Alegre, desenvolveram, com os professores de Geografia e de História, um grupo de estudos sobre racismo e negritude.

A atividade tem o objetivo de incentivar o debate e a reflexão em torno de filmes, documentários, músicas e podcasts, dando enfoque sobre a negritude e as consequências do racismo na sociedade.

Leia Também: Calçado: Araketu e Matheus Emis agitam o “Carnaval Fora de Época”

Sob a mediação dos professores Ronilson Oliveira Paulino e História Lidiana Cogô, as reuniões do grupo acontecem quinzenalmente, no contraturno, envolvendo todos os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental e também as turmas do Ensino Médio.

Durante os encontros, são realizadas rodas de conversa para discutir questões relativas à negritude, problematizando temáticas diferentes. São debatidos temas como a história da escravidão no Brasil, a representatividade negra na mídia, movimentos antirracistas no mundo, entre outros.

“É importante que os alunos compreendam a importância de discutir e combater o racismo, bem como valorizar a diversidade e a igualdade racial. Por meio dos grupos de estudo, os alunos terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe, além de promover a conscientização e o respeito mútuo”, afirmou o professor de Geografia Ronilson Oliveira Paulino.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui