MEC publica edital do primeiro Enade das Licenciaturas
Inscrições para a prova teórica vão até 31 de agosto.

O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Mais de 370 alunos participarão do exame.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO Diário Oficial da União publicou, nesta segunda-feira (22), o edital do MEC detalhando a reformulação dando foco para os cursos de formam professores.
O responsável pela publicação foi o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, ele prevê que a implementação desta nova modalidade será este ano.
Leia também: Sine de Anchieta com 109 oportunidades nesta terça (23)
“As principais mudanças dizem respeito às matrizes de referência e aos objetivos das provas, que passarão a ter maior foco na avaliação das competências docentes do que nos conteúdos disciplinares de cada curso”, informou o instituto.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) criou-se para aprimorar os processos de avaliação dos cursos de formação docente.
Avaliações teóricas e práticas
Além disso, para o Inep, além de contar com um novo modelo de itens, o exame fará uma “avaliação das competências e habilidades práticas docentes desenvolvidas pelos estudantes nos estágios supervisionados obrigatórios”, passando a ter avaliações teórica e prática, com um cronograma específico para cada um.
O Inep informou que realizará os procedimentos relativos à avaliação prática em dois períodos: o primeiro em 2024 e o segundo em 2025. Eles também iniciaram esta semana o prazo para as instituições de ensino efetuarem os primeiros procedimentos operacionais, como a verificação de informações no cadastro e-MEC.
No entanto, o prazo para as inscrições na prova teórica é até 31 de agosto. Além disso, as instituições de ensino iniciarão o período de inscrição para a primeira fase da avaliação prática em 16 de setembro.
Fonte: Agência Brasil