Segurança

PRF flagra transporte irregular de granito na BR-101, em Itapemirim

Durante a inspeção, os policiais constataram que o veículo não atendia às exigências

Andrei Soares Andrei Soares

BR-101
Foto: Divulgação/PRF

Na manhã desta quinta-feira (11), a Policial Rodoviária Federal (PRF) flagrou o transporte irregular de um bloco de granito, no km 402 da BR-101, no município de Itapemirim, litoral Sul do Espírito Santo.

Leia também: Caso de polícia: confira o desfecho de briga entre mulheres em Muqui

Segundo a PRF, os agentes abordaram um caminhão M.benz/Actros 2651s 6x, de cor branca, acoplado ao semi-reboque Reb/Krone Ca123 Cs2, também de cor branca. Na abordagem, os agentes constataram que o veículo transportava um bloco de granito sem a nota fiscal. Após a abordagem na BR-101, foi emitida a nota fiscal necessária.

Durante a inspeção, os policiais constataram que o veículo não atendia às exigências da Resolução nº 935/2022 do Contran, que regula o transporte de rochas ornamentais. Foram identificadas que as correntes de amarração do bloco de rocha estavam frouxas, e as oito travas de segurança encontravam distanciadas e sem contato com o bloco, permitindo a movimentação perigosa da carga.

Devido às condições inadequadas e ao risco gerado pelo transporte, foi constatada, a princípio, a ocorrência de expor a vida ou a saúde de terceiros a perigo direto e iminente. O caminhão e o semi-reboque foram retidos para as providências necessárias à regularização, sendo liberados apenas após a apresentação da nota fiscal e a correta fixação da carga.

O condutor comprometeu-se a comparecer ao Juizado Especial Criminal em data e horário a serem determinados, conforme notificação a ser emitida pelo referido Juízo, tendo assinado o Termo de Compromisso.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Andrei Soares
Andrei Soares

Graduando em Jornalismo Digital pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), atua como auxiliar de jornalismo no Portal AQUINOTICIAS.COM desde outubro de 2023