Amputações em diabéticos: medida institui ações para reduzir casos no ES
A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações de divulgação para difundir a prevenção e detecção contínua de lesões

Tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) projeto de lei, que institui no Espírito Santo a Política de Prevenção às Amputações em Pacientes Diabéticos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA iniciativa do deputado estadual Dr. Bruno Resende (União) tem como objetivo desenvolver ações de divulgação para difundir a prevenção e detecção contínua de lesões em fase inicial nos pés de pacientes diabéticos que possam levar ao risco de infecções e amputações.
LEIA TAMBÉM: Setor de serviços no ES cresce o dobro da média nacional em junho
As diretrizes propostas envolvem: prevenção de úlceras nos pés; classificação das úlceras no pé relacionadas ao diabetes; diagnóstico e tratamento da infecção do pé e tratamento da doença arterial periférica em pessoas com úlcera do pé e diabetes; além de intervenções para melhorar a cicatrização de úlcera nos pés em pessoas com diabetes e investimento em tratamentos especializados.
O PL 379/2024 ainda precisa ser analisado pelas comissões de Justiça, de Saúde e de Finanças, antes de seguir para discussão no plenário.
Amputações
De acordo com a medida, o Brasil segue a tendência global de aumento na prevalência de pessoas com Diabetes Mellitus, ocupando o quinto lugar entre os dez países ou territórios com o maior número de pessoas diagnosticadas no grupo etário de 20 a 79 anos.
A previsão é chegar em 2030 a 643 milhões de pessoas com a doença e, em 2045, a 784 milhões.