Geninho lidera de forma absoluta pesquisa para prefeito em Itapemirim
De acordo com o levantamento, feito em parceria com o AQUINOTÍCIAS.COM, o candidato é apontado como favorito para vencer as eleições para prefeito nos dois cenários analisados pelo instituto.
Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Solução e divulgada pelo AQUINOTÍCIAS.COM, nesta segunda-feira (26), aponta o candidato Geninho (PDT) na liderança absoluta na disputa pela Prefeitura de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.
De acordo com o levantamento, o candidato é apontado como favorito para vencer as eleições para prefeito nas duas menções usadas pelo instituto.
LEIA TAMBÉM: Eleições em Itapemirim: conheça os 7 candidatos a prefeito e vice
Espontânea
Na menção espontânea, quando os entrevistadores não apresentam os nomes dos candidatos, Geninho se destaca na liderança, sendo lembrado por 34.3% dos eleitores para ser votado como prefeito de Itapemirim.
Dr. Antônio é lembrado por 19.5%; Thiago Peçanha, por 13.0% dos eleitores; Paulinho da Graúna, por 5.5%; João Bechara, por 4.8%; Vinicius Viana, por 4.0 %, e Claudinha, por 0.3% dos entrevistados. Cerca de 18.8 % não souberam ou não responderam.
Estimulada
Na menção estimulada, quando os entrevistadores apresentam aos eleitores os nomes dos candidatos, Geninho aparece na primeira posição, com 37.0% da preferência do eleitorado de Itapemirim.
O atual prefeito e candidato à reeleição Dr. Antônio (União), tem 20.3% das intenções de voto, seguido por Thiago Peçanha (PSB), com 14.3%; Paulinho da Graúna (Republicanos), com 6.8%; Vinicius Viana (PL), com 4.5%; João Bechara (PSDB/Cidadania), com 4.3% e Claudinha (Psol), com 0.3%.
Entre os entrevistados que afirmaram votar branco / nulos, o total foi de 2.3%. Não souberam ou não responderam a soma 10.5%.
Dr. Antônio lidera rejeição
O Instituto Solução também perguntou aos eleitores de Itapemirim em que eles não votariam de jeito nenhum para prefeito da cidade nessas eleições. Nesse contexto, o atual prefeito Dr. Antônio lidera com 39.5% das citações.
Quem também aprece entre os mais rejeitados é o candidato Thiago Peçanha, sendo mencionado por 20.5% dos entrevistados.
Entre os candidatos com as menores taxas de rejeição aparecem Vinicius Viana, com 2.0%; Paulinho da Graúna, com 3.3%; Claudinha, com 3.8%; Geninho, com 4.3% e João Bechara, com 5.8%. Outros 4.3% dos eleitores afirmaram que não votariam em nenhum deles e 16.8% não souberam ou não responderam.
Amostragem e margem de erro
O Instituto Solução ouviu 400 eleitores da sede e dos distritos do município de Itapemirim, nos dias 22 e 23 de agosto.
A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, sob o prefixo ES – 01020/2024, tem margem de erro estimada em 4.9% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.