Segurança

Guardas municipais passarão a usar fuzil em Cachoeiro de Itapemirim

A portaria 1839 foi publicada no Diário Oficial na última terça-feira (20), além da carabina 556, os guardas já usavam a pistola e a carabina .40

Andrei Soares Andrei Soares

Corpo rio Itapemirim
Foto: Guarda Civil Municipal

Foi publicado no Diário Oficial da última terça-feira (20), a portaria 1839, que permite que os guardas civis municipais podem atuar com fuzil na segurança pública de Cachoeiro de Itapemirim.

Segundo o secretário municipal de Segurança e Trânsito, e vice-prefeito, Ruy Guedes, além da pistola e a carabina .40, os guardas passarão a usar a carabina 556. “No artigo II, que fala sobre os tipos de armas que os guardas poderão usar, desde que o porte dele esteja válido, nós incluímos a pistola .40, a carabina .40, que eles já estão usando, e incluímos a carabina 556, que é fuzil. Isso porque a Prefeitura de Vitória, através da sua Guarda Municipal, já usa esse armamento, além de Vila Velha, que também já fazem o uso”, explicou.

Leia também: Duas pessoas ficam feridas após acidente no Parque Nacional do Caparaó

Além disso, Ruy Guedes disse que a compra das novas armas são para garantir a segurança dos guardas municipais e do município.

“Isso é para melhorar o poder bélico dos guardas municipais, para que possam prestar um serviço melhor na cidade, principalmente nas áreas onde há a possibilidade de maior enfrentamento. Nesses casos de disparos, quando a Polícia Civil vai ao local para fazer a perícia, e há o recolhimento de estojos calibre 556 (que não é o caso de Cachoeiro ainda), mas se caso haja o recolhimento desses calibres, é um sinal de que os bandidos estão com o poder bélico maior”, completa.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Andrei Soares
Andrei Soares

Graduando em Jornalismo Digital pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi), atua como auxiliar de jornalismo no Portal AQUINOTICIAS.COM desde outubro de 2023