Iconha: Gedson lidera preferência do eleitor e Paganini tem maior rejeição
Mais de 50% dos eleitores dizem que vão votar em Gedson Paulino para prefeito nas eleições que serão realizadas em outubro deste ano.

Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Solução no município de Iconha aponta o atual prefeito e pré-candidato a reeleição Gedson Paulino (Republicanos) na liderança da corrida eleitoral. Ele aparece na frente nos dois cenários pesquisados.
Enquanto o seu principal adversário, João Paganini (Podemos), tem a maior rejeição.
ESTIMULADA
De acordo com o estudo, feito nos dias 12 e 13 de agosto de 2024, por meio da metodologia estimulada, quando o entrevistador apresenta o nome dos candidatos, 51,49% dos eleitores dizem que vão votar em Gedson Paulino para prefeito nas eleições que serão realizadas em outubro deste ano.
Já o candidato João Paganini (Podemos) aparece com 29,35% da preferência do eleitorado iconhense.
Neste cenário, 16,92% dos entrevistados não souberam ou não responderam e 2,24 afirmaram que vão votar branco ou nulo.
ESPONTÂNEA
O Instituto Solução também quis saber dos eleitores em quem eles pretendem votar por meio da metodologia espontânea, quando a pesquisa não apresenta o nome do candidato.
Gedson Paulino é lembrado pela maioria dos eleitores, com 40,55% das citações. Em seguida vêm os candidatos João Paganini, com 26,37%; Delson Mogim, com 0,75%; Edson Paulino, com 0,50% e Fernando, com 0,25%. Cerca 31,59% dos eleitores não souberam ou não responderam.
REJEIÇÃO
O estudo ainda perguntou aos eleitores de Iconha em qual dos candidatos eles não votariam de jeito nenhum. João Paganini é o mais rejeitado pelos entrevistados. Ele aparece com 30,60% das citações e Gedson Paulino com 20,40%.
Aproximadamente 7,71% dos eleitores iconhenses afirmam que não votariam em nenhum deles. Outros 41,29% não sabem ou não responderam.
AMOSTRAGEM E MARGEM DE ERRO
O Instituto Solução ouviu 402 eleitores da sede e dos distritos do município de Iconha, nos dias 12 e 13 de agosto de 2024.
A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) do Espírito Santo, sob o Nº 07075/2024, tem intervalo de confiança estimado de 95% (noventa e cinco por cento).
A margem de erro máxima estimada, considerando uma técnica de amostragem aleatória simples, é de, aproximadamente, 4,8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados obtidos.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui