Projetos esportivos: iniciativa atualiza convênio sobre benefício no ES
A mudança, contida no Projeto de Lei (PL) 455/2024, atualiza, na legislação atual, normas sobre benefício fiscal para projetos desportivos e esportivos.

O governo do Estado pretende alterar a Lei 7.000/2001, que trata do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação, o ICMS.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA mudança, contida no Projeto de Lei (PL) 455/2024, atualiza, na legislação atual, normas sobre benefício fiscal para projetos desportivos e esportivos.
LEIA TAMBÉM: Justiça decreta mandado de prisão para ex-prefeito de Brejetuba
Com a alteração prevista no texto enviado para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) pelo Executivo estadual, a lei que trata de ICMS passaria a seguir aspectos estabelecidos no Convênio ICMS 78/2019, e não mais no convênio ICMS 141/2011, como é atualmente. A iniciativa propõe modificações no artigo 5º-B, da Lei 7.000/2001. Na prática, a mudança proposta acrescenta “projetos esportivos” ao texto que, atualmente, cita apenas “desportivos”.
A iniciativa mantém a limitação global de 0,5% (cinco décimos por cento) da arrecadação anual do imposto, relativa ao exercício anterior, excluída a parcela do imposto pertencente aos municípios. No entanto, para a apuração da parte do valor do imposto a recolher que poderá ser destinada aos projetos esportivos e desportivos, a matéria retira a definição da porcentagem de 0,01% (um centésimo por cento) a 3% (três por cento) do saldo devedor do imposto apurado pelo contribuinte por faixas de saldo devedor anual.
Em mensagem à Ales, o governador José Renato Casagrande (PSB) ressalta que atualmente o Espírito Santo já prevê benefício fiscal de crédito presumido em contrapartida de financiamento de projetos esportivos. Porém, o chefe do Executivo destaca que é mais vantajoso, em termos operacionais, utilizar os comandos do Convênio ICMS 78/19, em vez do Convênio ICMS 141/2011, que fixa os limites individuais de financiamento dos projetos pelos contribuintes, de acordo com as faixas de valor do saldo devedor do ICMS.
Tramitação
O projeto consta no Expediente da sessão desta terça-feira (27) para leitura e encaminhamento às comissões pertinentes ao tema.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726