Política Nacional

UniversidadES: conheça o sistema que visa unificar políticas de educação

Conforme a proposta, o UniversidadES poderá lançar mão de incentivos como a concessão de bolsas nas áreas de ciência e tecnologia para o desenvolvimento de projetos.

Foto: Insper

Protocolado pelo governo do Estado, o Projeto de Lei Complementar (PLC) 30/2024 formaliza a criação do Sistema Universidade do Espírito Santo (UniversidadES). Por meio da medida, o Executivo espera unificar e organizar as políticas públicas de educação técnica e profissional, de nível superior, bem como ações na área de pesquisa, extensão e inovação. Em todos os casos, há previsão de formalização de parcerias com entidades públicas e privadas.

LEIA TAMBÉM: Eventos aceleram o desenvolvimento das rochas ornamentais no Brasil

O eixo do ensino superior será composto pela Faculdade de Música (Fames), o Sistema de Educação da Polícia Militar (SEPM-ES), a Academia da Polícia Civil (Acadepol), o Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros (Ceib), o Programa Nossa Bolsa (PNB), a Universidade Aberta Capixaba (UnAC), além da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado (Espge).

Já o âmbito do ensino técnico e profissional vai englobar Centros Estaduais de Ensino Técnico, o Programa QualificarES, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e demais iniciativas do governo com foco na formação continuada. O ensino de educação financeira e empreendedora ficará a cargo da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) junto aos alunos da rede pública.

A parte de pesquisa, extensão e inovação reunirá o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CPID), o Instituto de Inteligência Computacional Aplicada (I²CA), o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (Icepi), o Programa Centro Técnico Criativo (CTC), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Conforme a proposta, o UniversidadES poderá lançar mão de incentivos como a concessão de bolsas nas áreas de ciência e tecnologia para o desenvolvimento de projetos. O valor a ser pago e os critérios de seleção serão definidos pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) – o texto ressalva a inexistência de qualquer vínculo empregatício nesse caso.

O Sistema UniversidadES será dotado de Conselho Superior (com 13 membros natos e quatro indicados, em ambos os casos sem remuneração), órgão superior de caráter consultivo e controle e que será presidido pelo titular da Secti; além do Comitê Executivo, de teor administrativo. Esse ente terá a participação dos coordenadores representantes dos ensinos técnico e profissional, superior e pesquisa e extensão.

“É certo que a educação é um direito fundamental, sendo dever do Estado garantir o acesso das pessoas ao mesmo e, desta forma, buscamos melhorias para que de fato todos tenham acesso a um ensino de qualidade e com equidade”, justifica o governador Renato Casagrande (PSB) no texto sobre as mudanças.

“O principal objetivo da instituição do Sistema Universidade do Espírito Santo consiste na reunião e organização das políticas públicas estaduais de educação profissional de níveis Técnico e Superior, além da pesquisa, extensão e inovação”, completa.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Você no aquinoticias.com

Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726