Cidades

I Agro+Floresta Capixaba reúne mais de mil pessoas em Alegre

Produtores e especialistas debateram inovações tecnológicas e ambientais, além das práticas sustentáveis no campo

Foto: Divulgação | MV Gestão Integrada

O I Agro+Floresta Capixaba, realizado no dia 21 de setembro no município de Alegre, no Caparaó, consolidou-se como um evento de grande sucesso, reunindo mais de mil participantes ao longo de um dia intenso de atividades.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Profissionais da engenharia, agronomia e geociências, produtores rurais, figuras públicas e especialistas do setor marcaram presença, destacando a importância de práticas sustentáveis para o futuro do campo no Espírito Santo.

Leia Também: Segunda (23) com umidade abaixo dos 30% no ES; confira a previsão

Organizado pela MV Gestão Integrada e pela Sociedade Espírito-Santense de Engenheiros Agrônomos (SEEA), o evento foi um marco para o desenvolvimento rural sustentável, fortalecendo a integração entre produtores e especialistas.

Tendências sustentáveis

A programação foi extensa e envolveu discussões sobre temas fundamentais para o setor agrícola e florestal. O dia começou com palestras sobre tendências sustentáveis, consórcios produtivos e a valorização do mercado de café sustentável.

A tarde foi dedicada a debates sobre a recuperação de pastagens degradadas, sistemas silvipastoris e o papel da transformação digital no campo, além de mesas redondas que abordaram tecnologias e modelos econômicos rurais, com ênfase na agricultura sintrópica, sistemas de irrigação e manejo sustentável.

MV Gestão Integrada

Vinícius Santos Terra, diretor de operações da MV Gestão Integrada, destacou a relevância da iniciativa e o sucesso alcançado. “Superou nossas expectativas, com a participação massiva de produtores e profissionais do setor. Isso demonstra o grande interesse em adotar práticas sustentáveis e inovadoras que beneficiem tanto a economia quanto o meio ambiente. O evento reforça nossa missão e nosso propósito em levar oportunidades aos produtos rurais e, efetivamente, criar interações significativas,” destacou.

O presidente do Crea-ES, engenheiro agrônomo Jorge Silva, ressaltou o papel do evento para os profissionais do setor e produtores rurais. “O Conselho tem o orgulho de apoiar iniciativas como o I Agro+Floresta Capixaba. Este evento é fundamental para promover a troca de conhecimento e incentivar os nossos profissionais a buscarem soluções inovadoras e sustentáveis no campo. A participação ativa dos produtores demonstra o comprometimento com o futuro da nossa agricultura”, afirmou.

Casagrande presente

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), marcou presença no evento e reforçou o compromisso do governo estadual com iniciativas voltadas para a sustentabilidade. “Estamos aqui para poder dizer que nós, do governo do Estado, temos diversas iniciativas nas áreas ambientais, nas áreas de diminuição das emissões, e apoiaremos sempre iniciativas como essa”, declarou, ressaltando as políticas públicas que incentivam a preservação e a valorização do setor rural.

Parceria forte

A realização do evento pela MV Gestão Integrada e SEEA, com o apoio do governo estadual e de instituições como o Crea-ES, fortalece o compromisso com a promoção de um campo mais sustentável e tecnológico, refletindo os esforços contínuos em prol da agricultura capixaba.