Incrível: coral capixaba conquista 2º lugar em festival europeu
Para muitos integrantes do coral, essa foi a primeira vez que saíram do estado, e o maior desafio foi controlar o nervosismo.

O coral capixaba, composto por cantores e instrumentistas liderados pelo Maestro Max Carvalho, fez história na 9ª edição do Festival Chorus Inside, realizado na Croácia.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiO grupo, contemplado pela Lei de Incentivos à Cultura Capixaba (LICC), retornou ao Brasil com o 2º lugar nas disputas de coros e duo nas categorias de canto popular e músicas religiosas.
Leia também: Projeto ‘Olhares Periféricos’ promove inclusão através da fotografia
Além disso, o barítono Rafael Simas se destacou ao conquistar a Taça de Solista, encantando os jurados e a plateia com sua performance.

Em entrevista, o Maestro Max Carvalho destacou que, apesar de já ter participado do festival anteriormente, essa foi a primeira vez que levou um coral completo.
Ele descreveu a experiência como magnífica, ressaltando o orgulho de representar o Espírito Santo e a América Latina na Europa.
Para muitos integrantes do coral, essa foi a primeira vez que saíram do estado, e o maior desafio foi controlar o nervosismo. No entanto o grupo se sente honrado por representar o Brasil em uma competição internacional.
O maestro também elogiou a recepção calorosa dos croatas, que demonstraram grande interesse pela língua portuguesa e pela música apresentada pela comitiva.
Carvalho acredita que essa experiência tem um impacto profundo, especialmente para os jovens músicos do coral. Ele ressaltou a importância de inspirar aqueles que vêm de situações humildes e que talvez nunca tenham imaginado chegar tão longe no cenário musical internacional.