Bueiros e galerias de drenagem, de Cachoeiro de Itapemirim, recebem ações de manutenção, limpeza e desobstrução. Os serviços, intensificados a partir desta semana, fazem parte do planejamento de ações preventivas da prefeitura, com a proximidade dos períodos de chuvas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços (Semmat), responsável pelas atividades, atualmente, os trabalhos estão concentrados na região central da cidade, e avançam para outras localidades à medida que é identificada a necessidade de intervenção.
Leia também: Tradicional festa do Sul do ES pode se tornar patrimônio cultural e imaterial
“Esses serviços visam desobstruir as redes de drenagem para manter a capacidade de escoamento, reduzindo os riscos de alagamentos e outros problemas que podem acontecer, com a proximidade das chuvas dos períodos de primavera e verão”, destaca Newton de Souza, secretário municipal de Manutenção e Serviços de Cachoeiro.
Segundo o secretário, o descarte irregular de lixo e outros objetos provoca obstruções em sistemas de drenagens, causando alagamentos, gerando transtornos e prejuízos para o município.
“São vários tipos de materiais encontrados, como resíduos de construção, sacolas plásticas, embalagens de todos os tipos e outros recicláveis. Estes resíduos acondicionados de maneira incorreta provocam diversos problemas, e um deles, é a obstrução dos bueiros da cidade, impedindo o correto escoamento da chuva”, finaliza Newton de Souza.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.