ads-geral-topo
Geral

🥵 Brasil pode registrar recordes de calor nos próximos dias

Essa é a oitava onda de calor que atua no Brasil neste ano, trazendo novamente a possibilidade de quebra de recordes de temperatura

Por Redação

2 mins de leitura

em 01 de out de 2024, às 17h46

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Nos próximos dias, várias capitais brasileiras poderão registrar temperaturas recordes, ultrapassando as máximas históricas. E o calor no Brasil chegou chegando em outubro!

Aliás, o mês será marcado por calor intenso em grande parte do país. O mapa de previsão de temperatura mostra tons de vermelho predominantes, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Leia também: Quatro cervejarias que você precisa conhecer em Venda Nova do Imigrante

Contudo, isso significa que essas áreas terão temperaturas acima do normal para a época, com destaque para possíveis ondas de calor como a que abre o mês e deve durar até o dia 8 de outubro 2024.

Calor intenso no Brasil

Essa é a oitava onda de calor que atua no Brasil neste ano, trazendo novamente a possibilidade de quebra de recordes de temperatura. Além da presença de uma forte massa de ar quente, que contribui para o aumento das temperaturas, uma frente fria em deslocamento para a faixa central brasileira intensifica ainda mais o calor.

Portanto, esse fenômeno, conhecido como “efeito pré-frontal”, faz com que o ar aqueça antes da chegada da frente fria, favorecendo uma elevação mais acentuada das temperaturas, contribuindo para o cenário de calor extremo previsto para os próximos dias.

Qual a previsão para outubro?

Aliás, as chuvas de outubro tendem a ser escassas em grande parte do Brasil. A previsão aponta para precipitações abaixo da média no Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste, com áreas em tons de marrom e laranja indicando uma seca mais pronunciada.

Segundo a Climatempo, isso pode agravar situações de estiagem e aumentar o risco de queimadas, especialmente na faixa central do país. A irregularidade nas chuvas pode afetar atividades agrícolas e influenciar a qualidade do ar que já vem prejudica no país.

Apesar do cenário predominantemente seco, há pontos positivos: partes do Sul e Sudeste podem esperar precipitações um pouco acima do normal. No entanto, isso é indicado por áreas em verde claro no mapa de previsão de chuva, sugerindo que essas regiões podem ter um outubro mais úmido. Aliás, a chegada de frentes frias nessas áreas pode contribuir para chuvas mais significativas. Com isso, trazer algum alívio para o calor e favorecendo atividades que dependem da água.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape