ads-geral-topo
Espírito Santo

Conheça as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024

Evento aconteceu na última quinta-feira (24) e celebrou mulheres que trazem inovação e compromisso com a sustentabilidade como marcas de seus negócios.

Por Redação

6 mins de leitura

em 29 de out de 2024, às 10h35

Foto: Divulgação | Sebrae
Foto: Divulgação | Sebrae

Histórias de inovação, coragem e impacto social marcaram a etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024, realizada em Vitória, nesta quinta-feira (24). Empreendedoras de várias regiões do Espírito Santo foram premiadas nas categorias Microempreendedora Individual (MEI), Pequenos Negócios e Produtora Rural, além da nova categoria Destaque Inspiração no Turismo. Este ano, 156 mulheres de 44 municípios capixabas se inscreveram para o prêmio.

De acordo com Andrea Gama, coordenadora estadual do Sebrae Delas, a edição deste ano celebrou mulheres que trazem inovação e compromisso com a sustentabilidade como marcas de seus negócios. “São trajetórias inspiradoras. Com resiliência, criatividade e visão de mercado, elas mostram como o empreendedorismo feminino pode ser potente e transformar realidades.”

Leia Também: Sebrae/ES promove discussão sobre desafios e tendências para o turismo

Segundo o DataSebrae, o Espírito Santo conta atualmente com cerca de 190 mil mulheres à frente de seus próprios negócios, representando 32% do total de empreendedores no estado.

Arte sustentável do ES para o mundo

Vencedora na categoria Microempreendedora Individual (MEI), Débora de Souza Medeiros Silva iniciou sua jornada após a maternidade, buscando uma fonte de renda que pudesse conciliar com os cuidados de seus três filhos. Começou reutilizando caixas de leite para criar peças artesanais e, com o tempo, especializou-se na técnica de cartonagem. Assim nasceu a Caixa, Noivas & Cia, inicialmente voltada para noivas e eventos.

Seu talento logo ultrapassou fronteiras, e hoje suas criações, que incluem desde caixas para padrinhos até presentes corporativos, são vendidas não apenas no Brasil, mas também no exterior. Além disso, a empreendedora compartilha suas técnicas em um canal no YouTube, incentivando outras mulheres a transformarem o artesanato em uma fonte de renda sustentável.

“Estar aqui sendo reconhecida é a prova de que o que começou como uma necessidade se tornou um sonho. Nossa história pode, sim, inspirar outras mulheres”, destacou Débora, emocionada, ao receber o prêmio.

Categoria Microempreendedora Individual (MEI)

Ouro: Débora Souza Medeiros Silva – Caixas Noivas & Cia
Instagram: https://www.instagram.com/caixasnoivasecia/

Prata: Ana Paula de Souza Cordeiro – Paula Souza Acessórios
Instagram: https://instagram.com/paulasouzaacessorios

Bronze: Julia Cardoso Barbosa – Kida’s Art
Instagram: https://instagram.com/kidas.art

Aroma de vitória em Santa Maria de Jetibá

Vencedora na categoria Produtora Rural, Selene Hammer Tesch encontrou na agricultura orgânica uma forma de criar um negócio que respeita a terra e valoriza as raízes de Santa Maria de Jetibá. Com uma pequena equipe, Selene cultiva chás e temperos naturais, dedicando-se a cada etapa do processo, desde o plantio até a venda direta nas feiras orgânicas locais.

Ao longo dos anos, Selene buscou maneiras de expandir e inovar. Recentemente, ela iniciou um projeto de turismo de experiência, onde visitantes podem conhecer o cultivo e a produção dos chás e temperos de perto. “A gente trabalha tantos anos, e o Sebrae sempre foi minha porta de entrada para inovar e expandir, por isso é com muita gratidão que eu recebo esse reconhecimento. Não tenho nem palavras para agradecer”, comemorou.

Categoria Produtora Rural

Ouro: Selene Hammer Tesch – Produtos Hemmer Tesch
Instagram: https://www.instagram.com/organicoshammertesch/

Prata: Valquíria Pagung – Agrozaka
Instagram: https://www.instagram.com/agro_zaka_/

Bronze: Luciene Ferraz Vaillant – Delícias da Dona Edir
Instagram: https://instagram.com/lucieneferraz

Inovação e tradição em Venda Nova do Imigrante

Foi para as mãos de Ana Venturim Porto o primeiro lugar na categoria Pequenos Negócios e o troféu Destaque Inspiração no Turismo. Movida pela herança italiana de sua família, Ana lançou seu negócio com massas artesanais saborizadas que celebram as cores da Itália. Sua criação inovadora, apresentada inicialmente em um festival gastronômico, trouxe reconhecimento nacional à sua marca.

Com o sucesso, a empreendedora expandiu com o projeto “Mão na Massa”, que une turismo e culinária em Venda Nova do Imigrante. A iniciativa não só atrai visitantes como capacita comunidades locais, promovendo geração de renda e práticas sustentáveis.

“Essa é a quarta vez que concorro ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios; foram 10 anos buscando esse reconhecimento. Empreendo há cerca de 40 anos, e esse prêmio representa a realização de um grande sonho”, declarou Ana, emocionada, agradecendo ao Sebrae, à família e à equipe que trabalha com ela.

Categoria Pequenos Negócios

Ouro: Ana Venturim Porto – Família Venturim
Instagram: https://instagram.com/familia_venturim

Prata: Aline Bianca Araujo Silva Moraes de Aquino – Aline Bianca Hair e Company
Instagram: https://instagram.com/salaoalinebianca

Bronze: Saionara Ramos de Oliveira Peterle – Emporium Papelaria, Presentes e Acessórios
Instagram: https://instagram.com/emporiumpedraazul

Homenagem especial

Além de anunciar as grandes vencedoras de cada categoria, o evento homenageou a secretária estadual das Mulheres do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, como inspiração para o empreendorismo feminino e pela sua trajetória. Antes de se tornar a primeira mulher negra e da periferia a assumir a vice-governadoria do Estado, ela foi camelô e vendia produtos a menos de 100 metros do Palácio Anchieta, sede do Governo do Espírito Santo.

“Eu tive a minha primeira barraca de camelô aos 14 anos. Lembro que, quando começaram a discutir a Lei que criou o MEI, percebi que podia emprestar minha voz para lutar pelos microempreendedores individuais, pois minha história estava ali. Hoje, digo a todas as mulheres empreendedoras: não sei onde você deseja chegar, mas sei que, se você quiser, chegará lá.”

Comunidade Sebrae Delas

Também durante a premiação, foi anunciado o lançamento da Comunidade Sebrae Delas, uma iniciativa voltada para empreendedoras capixabas que lideram pequenos negócios formalizados. Com o lema “Conectar para Crescer”, o ecossistema oferecerá acesso a eventos, conteúdos exclusivos, oportunidades de aprendizado, parcerias, networking e desenvolvimento pessoal e empresarial.

No dia 29 de novembro, as vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 e as 20 primeiras mulheres que se inscreverem na comunidade participarão da Expedição Delas, uma caravana para visitar empreendimentos de sucesso no Espírito Santo, liderados por mulheres. Para mais informações, basta acessar este link. É importante que todas as informações sejam preenchidas corretamente para confirmar a inscrição na comunidade.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape