Coqueluche: caso grave da doença é registrado em Alegre
Para conter o avanço da doença, é fundamental que a caderneta de vacinação de crianças e gestantes esteja em dia.

A Prefeitura de Alegre, no Caparaó, comunicou nesta sexta-feira (25) que casos positivos de coqueluche estão aumentando em todo o Espírito Santo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiJá foram notificados, até o momento, 81 casos positivos no Estado, sendo que um caso está em estado grave, no município de Alegre.
Leia Também: Alegre: Prefeitura irá promover palestra sobre Dia da Consciência Negra
As autoridades alertam sobre o problema de saúde pública e pedem o apoio da comunidade para evitar seu avanço, especialmente entre crianças e gestantes. As gestantes que já completaram 20 semanas de gestação devem procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para receber a vacina.
Os pais e responsáveis de crianças de 2 meses a 4 anos precisam estar com suas vacinas em dia. Caso tenha dúvidas sobre o status de vacinação do filho, os mesmos devem procurar a unidade de saúde para se informar e atualizar a caderneta de vacinação.
A prefeitura comunicou que medidas de contenção da doença já estão sendo tomadas nas escolas, entre elas a vacinação de professores de educação infantil. Crianças que possuem 4 anos ou mais e ainda não tomaram a vacina, é essencial ir até a unidade de saúde.
Sintomas
A pessoa com sintomas da coqueluche apresenta uma tosse persistente por mais de 14 dias, seguida de um guincho inspiratório que provoca engasgos. Neste estágio, é hora de procurar o médico. A coqueluche tem alta transmissibilidade e pode ser grave, principalmente para crianças e gestantes.
Para conter o avanço da doença, é fundamental que a caderneta de vacinação de crianças e gestantes esteja em dia. Gestantes devem se vacinar a partir de 20 semanas de gestação.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726