ads-geral-topo
Grande Vitória

Outubro Rosa: mamografias em Cariacica não tem fila de espera

Ao longo de todo mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão com uma programação de atividades especiais em alusão a campanha com o objetivo de facilitar o acesso ao diagnóstico precoce da doença

Por Redação

2 mins de leitura

em 08 de out de 2024, às 10h06

Foto: Vinícius Nascimento/Arte Semcom/PMC
Foto: Vinícius Nascimento/Arte Semcom/PMC

Durante o mês de conscientização sobre o câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa, Cariacica está intensificando os atendimentos médicos e a oferta de exames de mamografia.

Ao longo de todo mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão com uma programação de atividades especiais em alusão a campanha com o objetivo de facilitar o acesso ao diagnóstico precoce da doença.

Leia também: Vitória oferece consultas em otorrinolaringologia para os moradores

“O câncer de mama é uma doença séria, mas o diagnóstico precoce pode salvar vidas. Por isso, é fundamental que as mulheres façam seus exames regularmente. Em Cariacica não há fila de espera para a mamografia. Basta que a mulher na faixa etária indicada para o exame procure a unidade mais próxima para uma avaliação médica.”

secretário de Saúde, Pedro Ivo da Silva

As UBS são a porta de entrada para as mulheres que desejam realizar a mamografia, especialmente aquelas na faixa etária de 50 a 69 anos, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde.

Após a consulta médica, as pacientes são encaminhadas para a mamografia de rastreamento, que é um dos principais métodos de detecção precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, tanto no Brasil quanto no mundo. Em 2021, estimava-se que o Brasil registraria cerca de 66 mil novos casos da doença, com uma taxa de incidência de 61,61 casos para cada 100 mil mulheres, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape