ads-geral-topo
Cidades

Prefeitura de Alegre investe quase R$ 500 mil no fomento à cultura

Somente neste ano de 2024, seis editais de apoio à cultura foram publicados com o intuito do fortalecimento de projetos artísticos e culturais.

Por Redação

3 mins de leitura

em 17 de out de 2024, às 15h11

Foto: Reprodução | PMA
Foto: Reprodução | PMA

Visando fomentar a cultura no município de Alegre, a Prefeitura destinou aproximadamente R$ 500 mil para fortalecer projetos artísticos e culturais locais.

Nesta quinta-feira (17), por meio da Secretaria Executiva de Cultura, Turismo e Esportes (SECUTE), a administração municipal realizou uma importante solenidade em sua sede para a assinatura dos Termos de Execução Cultural e entrega dos recibos de premiação aos agentes culturais selecionados pelos editais da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc.

Leia Também: Cachoeiro: escolas de educação infantil participam de programa da BRK

Para o prefeito Nirrô Emerick (PP), os agentes contemplados poderão utilizar os recursos na execução de projetos culturais e fortalecerão ainda mais suas comunidades. “O momento é o melhor possível. Alegre tem muitos agentes culturais que desenvolvem projetos excepcionais nas áreas da literatura, artes cênicas, artes visuais, artesanato, música, audiovisual, além da existência de Grupos Tradicionais de Cultura Popular e Patrimônio,” ressaltou.

Nirrô ainda disse que os valores repassados, advindos dessas duas legislações (Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc), ajudarão ainda mais o desenvolvimento cultural alegrense, pois os agentes contemplados poderão utilizar os recursos na execução de projetos culturais que, sem sombra de dúvida, fortalecerão ainda mais suas comunidades e promoverão a inclusão social.

Explosão de cultura na cidade

Thabyta Costa Carlos, secretária Executiva de Cultura, Turismo e Esportes (SECUTE), diz que, graças aos recursos, o município terá uma grande “explosão de cultura”, advindo desse incentivo: “O fomento à cultura produzido por esses recursos que somam, aproximadamente, 500 mil reais, é de suma importância haja vista que todos os agentes culturais contemplados poderão utilizar essa verba para executar os projetos selecionados e, com isso, haverá uma explosão de cultura na cidade, pois há contrapartidas que serão apresentadas em praças públicas, escolas municipais, tanto na sede quanto nos distritos.”

Além disso, a secretária ressalta que as apresentações não irão ocorrer apenas na sede, mas em todos os distritos. “Haverá, portanto, um grande enriquecimento cultural advindo desse incentivo, sendo que toda a sociedade será agraciada com apresentações de teatro e de grupos tradicionais, shows musicais, além de realização de feiras de artesanato e literárias. Também haverá cinema itinerante e apresentação de documentários nos distritos, ou seja, todo o Alegre desfrutará dessa grande festa cultural a ser produzida, em razão desses recursos distribuídos,” disse Thabyta.

Editais

O investimento se dá por meio dos editais publicados pela SECUTE, incluindo os de número 004/2024, 005/2024, 006/2024, 007/2024, 008/2024, 009/2024 e 010/2024, com seis editais de apoio à cultura somente neste ano.  

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape