ads-geral-topo
Cultura

Projeto: Cineclubes Capixabas irá lançar oficina de formação cineclubista

As atividades começam às 18h com a exibição do filme Utopia e Barbárie.

Por Redação

3 mins de leitura

em 30 de out de 2024, às 16h27

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (31), acontece o lançamento e início das inscrições para a II Oficina Internacional de Formação Cineclubista (OIFC), que acontece de forma online, por meio do canal no YouTube da Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa).

As atividades começam às 18h com a exibição do filme Utopia e Barbárie. Ao fim da obra, às 20h, ocorre a apresentação do projeto e abertura das inscrições para as oficinas, seguida de debate com o diretor da obra, Silvio Tendler. Interessados em participar do lançamento podem fazer sua inscrição aqui.

Leia também: Alegre se prepara para receber a exposição “Acervos da Cultura Popular”

O preenchimento serve como pré-inscrição, sendo enviadas mais informações sobre as oficinas por e-mail dos cadastrados. Road movie histórico, Utopia e Barbárie reconstrói o mundo a partir da II Guerra Mundial, passando pela Itália, Estados Unidos, Brasil, Vietnam, Cuba, Uruguai, Chile, entre outros países.

O longa documenta os protagonistas da História, o humanismo, a necessidade da arte e o destemor das revoluções que moveram gerações no século XX. Fala do encontro de artistas e revolucionários em uma festa libertária. E de pessoas que viveram e morreram lutando por um mundo melhor. Além das barbáries que se seguiram e de um sonho que, na visão do diretor, não acabou.

Silvio Tendler

Silvio Tendler, diretor da obra, é um dos documentaristas mais importantes do país. Em 50 anos de carreira, lançou mais de 80 longas, médias e curtas-metragens em salas de cinema, canais de TV e na internet.

Seu cinema tem um forte viés histórico, social e político, mas também fala de poesia, teatro, música, fotografia, religião, economia, ecologia, sexualidade e memória. Prefere biografar os personagens e movimentos sociais vencidos, por isso ficou conhecido como o cineasta dos sonhos interrompidos.

Acumula as três maiores bilheterias do cinema documentário brasileiro. Participou do Festival de Cannes e foi premiado nas mais renomadas mostras de cinema, como Festival de Havana, Festival de Cinema Político da Argentina, Festival do Rio, Festival de Brasília, Festival de Gramado e recebeu duas vezes a Margarida de Prata da CNBB, entre outros prêmios.

Sobre a II OIFC

Além da live de lançamento, a OIFC terá três módulos disponibilizados mensalmente e de forma online e assíncrona, em que os participantes podem assistir no melhor horário que dispuserem. Além disso, será necessário enviar uma resenha sobre cada módulo caso haja interesse em receber o certificado de participação.

No primeiro módulo, o tema é Cineclubismo nos Anos de Chumbo no Brasil, com Diogo Gomes e Hermano Figueiredo. Por outro lado, o Módulo II debate Cineclubismo e Resistência na América Latina, com Gabriel Rodríguez, do México, e Cristina Marchese, da Argentina.

Por fim, no terceiro módulo, o debate estará centrado no tema Cineclubismo pelas Liberdades Democráticas no Mundo, com participação de João Paulo Macedo, de Portugal, e Felipe Macedo. Assim, todos módulos tem mediação de Antonio Claudino de Jesus, idealizador e coordenador das oficinas.

O link para as inscrições será apresentado durante a live desta quinta-feira.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape