Cultura

Projeto: Cineclubes Capixabas irá lançar oficina de formação cineclubista

As atividades começam às 18h com a exibição do filme Utopia e Barbárie.

CBA00006
Foto: Divulgação

Na próxima quinta-feira (31), acontece o lançamento e início das inscrições para a II Oficina Internacional de Formação Cineclubista (OIFC), que acontece de forma online, por meio do canal no YouTube da Organização dos Cineclubes Capixabas (OCCa).

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

As atividades começam às 18h com a exibição do filme Utopia e Barbárie. Ao fim da obra, às 20h, ocorre a apresentação do projeto e abertura das inscrições para as oficinas, seguida de debate com o diretor da obra, Silvio Tendler. Interessados em participar do lançamento podem fazer sua inscrição aqui.

Leia também: Alegre se prepara para receber a exposição “Acervos da Cultura Popular”

O preenchimento serve como pré-inscrição, sendo enviadas mais informações sobre as oficinas por e-mail dos cadastrados. Road movie histórico, Utopia e Barbárie reconstrói o mundo a partir da II Guerra Mundial, passando pela Itália, Estados Unidos, Brasil, Vietnam, Cuba, Uruguai, Chile, entre outros países.

O longa documenta os protagonistas da História, o humanismo, a necessidade da arte e o destemor das revoluções que moveram gerações no século XX. Fala do encontro de artistas e revolucionários em uma festa libertária. E de pessoas que viveram e morreram lutando por um mundo melhor. Além das barbáries que se seguiram e de um sonho que, na visão do diretor, não acabou.

Silvio Tendler

Silvio Tendler, diretor da obra, é um dos documentaristas mais importantes do país. Em 50 anos de carreira, lançou mais de 80 longas, médias e curtas-metragens em salas de cinema, canais de TV e na internet.

Seu cinema tem um forte viés histórico, social e político, mas também fala de poesia, teatro, música, fotografia, religião, economia, ecologia, sexualidade e memória. Prefere biografar os personagens e movimentos sociais vencidos, por isso ficou conhecido como o cineasta dos sonhos interrompidos.

Acumula as três maiores bilheterias do cinema documentário brasileiro. Participou do Festival de Cannes e foi premiado nas mais renomadas mostras de cinema, como Festival de Havana, Festival de Cinema Político da Argentina, Festival do Rio, Festival de Brasília, Festival de Gramado e recebeu duas vezes a Margarida de Prata da CNBB, entre outros prêmios.

Sobre a II OIFC

Além da live de lançamento, a OIFC terá três módulos disponibilizados mensalmente e de forma online e assíncrona, em que os participantes podem assistir no melhor horário que dispuserem. Além disso, será necessário enviar uma resenha sobre cada módulo caso haja interesse em receber o certificado de participação.

No primeiro módulo, o tema é Cineclubismo nos Anos de Chumbo no Brasil, com Diogo Gomes e Hermano Figueiredo. Por outro lado, o Módulo II debate Cineclubismo e Resistência na América Latina, com Gabriel Rodríguez, do México, e Cristina Marchese, da Argentina.

Por fim, no terceiro módulo, o debate estará centrado no tema Cineclubismo pelas Liberdades Democráticas no Mundo, com participação de João Paulo Macedo, de Portugal, e Felipe Macedo. Assim, todos módulos tem mediação de Antonio Claudino de Jesus, idealizador e coordenador das oficinas.

O link para as inscrições será apresentado durante a live desta quinta-feira.