Vila Velha bate recorde ao empregar pessoas em situação de rua
Esse índice foi tão expressivo que mereceu destaque no Seminário Técnico do Sistema Nacional de Emprego (SINE), Região Sudeste, realizado em Vitória
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha obteve uma marca histórica ao conseguir colocar no mercado formal de trabalho 35% das pessoas em situação de rua que foram atendidos pelo SINE Municipal. De janeiro a agosto deste ano, o órgão acolheu 54 pessoas e deste total 19 foram empregados na cidade.
Esse índice foi tão expressivo que mereceu destaque no Seminário Técnico do Sistema Nacional de Emprego (SINE), Região Sudeste, realizado em Vitória. O evento promoveu a troca de experiências e boas práticas de atuação do órgão, proporcionando uma valiosa oportunidade para a equipe canela-verde apresentar suas estratégias inovadoras.
Leia também: Projeto capacita futuros médicos e enfermeiros em escolas de Vila Velha
O trabalho de inserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que acolhe essas pessoas e as encaminha para o SINE de Vila Velha. Os resultados alcançados pelo órgão é notável, considerando que os trabalhadores em situação de rua enfrentam desafios adicionais, como preconceito e maiores dificuldades de acesso ao emprego formal.
Rede de apoio
“Os trabalhadores atendidos são encaminhados por diversos serviços da rede socioassistencial, como o Centro Pop e acolhimentos institucionais. Juntos, elaboramos um plano de desenvolvimento individual, que inclui a busca de vagas de emprego no sistema integrado do Sine e o acompanhamento até a inserção profissional”, explicou Karine Helmer, assistente social do Sine.
A diretora do SINE de Vila Velha, Gabriela Bicalho, ressaltou a importância do setor de Serviço Social, destacando a relevância da articulação com a rede socioassistencial, que facilita o acesso às vagas e acelera a inserção ou reinserção profissional.
“Estamos trabalhando na sensibilização das empresas da cidade para que priorizem a contratação de pessoas em situação de rua. Essas oportunidades são fundamentais para transformar suas realidades e resgatar sua cidadania plena, autonomia financeira e vínculos sociais”, afirmou Gabriela.
Qualificação
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, destacou a importância de qualificar o atendimento a públicos prioritários, como jovens em busca do primeiro emprego, pessoas em situação de rua e mulheres em situação de violência doméstica.
“A equipe de Serviço Social do SINE de Vila Velha, composta por assistentes sociais experientes e altamente qualificadas, tem desempenhado um papel essencial na ampliação da empregabilidade de pessoas vulneráveis, no município. A atuação é pautada no desenvolvimento individual desses trabalhadores, levando em conta suas necessidades e potencialidades. Os resultados têm sido muito satisfatórios” destaca Colodetti.
Com a abordagem humanizada e articulada, o SINE de Vila Velha demonstra que é possível potencializar a inclusão social e o acesso ao mercado formal de trabalho, construindo caminhos para resgatar a autoestima, a independência financeira, vínculos sociais e familiares, além de garantir dignidade a quem mais precisa.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.