Afropotência: evento reúne referências do empreendedorismo negro
A programação tem início com o Café & Conexões, momento de networking para promover integração entre os participantes

As trajetórias de sucesso, os desafios e a força do empreendedorismo negro estarão representados no palco do auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em Vitória, nesta terça-feira, 12, durante o Afropotência. O evento, que é gratuito e está com as inscrições esgotadas, vai reunir afroempreendedores capixabas de destaque no mercado, além de uma palestra com Zica Assis, fundadora do Instituto Beleza Natural.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA programação tem início com o Café & Conexões, momento de networking para promover integração entre os participantes. Em seguida, será realizado um painel com a presença da secretária de Estado das Mulheres do Espírito Santo, Jacqueline Moraes; da diretora-executiva do Instituto Cória, Josy Santos; e do fundador da Blackboo, Allan Sales. Com mediação de Bianca Queiroz, os convidados vão falar sobre os desafios e as oportunidades no empreendedorismo negro capixaba.
Leia também: Vila de Natal em Cariacica terá árvore de 23 metros e roda gigante
Após o painel, a empresária Zica Assis, fundadora do Instituto Beleza Natural, vai falar sobre a potência criativa e o futuro do empreendedorismo negro no Brasil. Com uma história de superação que a levou de empregada doméstica a líder de uma rede com 28 institutos em cinco estados, Zica emprega mais de 1.500 colaboradores — 95% deles mulheres negras — e atende cerca de 100 mil clientes por mês.
“Empreender é ir atrás do seu sonho com resiliência, força e disposição. Levei dez anos para iniciar o Beleza Natural e não foi fácil, mas valeu a pena, pois beneficiou toda uma comunidade. Sou muito feliz pelo que construí e pelas vidas que transformei”, destaca.
Afropotência
A empresária também abordará os principais obstáculos enfrentados no início de sua trajetória, comuns na realidade dos negros que decidem abrir o próprio negócio. “O maior desafio foi conseguir crédito e conquistar a confiança dos fornecedores. Muitos achavam que era uma moda passageira, mas nós sabíamos que não. Nossas clientes sempre estiveram do nosso lado, e isso foi fundamental.”
Segundo Allexandre Montarroyos, gestor do projeto Empreender para Transformar do Sebrae/ES, o Afropotência foi pensado como um espaço de troca de experiências, conexões e fortalecimento do afroempreendedorismo. “Queremos discutir como o empreendedorismo auxilia na superação de resistências e preconceitos, incluindo o racismo. O evento vai abordar os desafios enfrentados por empreendedores negros, mas também celebrar a sua potência criativa.”
Programação
18h – Café & Conexões
18h40 – Abertura
19h – Painel com participação da Jacqueline Moraes, Josy Santos, Allan Sales com o tema “Transformando Desafios em Oportunidades no Empreendedorismo Negro Capixaba”.
Mediação de Bianca Queiroz.
20h – Palestra “A potência criativa e o futuro do empreendedorismo negro no Brasil” com Zica Assis, fundadora do Beleza Natural.
21h15 – Encerramento – Jumara Martins – Gerente Sebrae/ES