ads-geral-topo
Espírito Santo

Atlas das Mulheres do Espírito Santo é lançado no Estado

O estudo, inédito no Estado, visa a traçar um retrato detalhado e qualitativo das experiências, dificuldades e aspirações das mulheres capixabas.

Por Redação

3 mins de leitura

em 15 de nov de 2024, às 13h59

Foto: Reprodução | Governo do ES
Foto: Reprodução | Governo do ES

Nesta quinta-feira (14), o Espírito Santo deu um passo importante rumo à compreensão mais aprofundada da realidade feminina, com o lançamento do Atlas das Mulheres do Espírito Santo, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, em Vitória. O estudo, inédito no Estado, visa a traçar um retrato detalhado e qualitativo das experiências, dificuldades e aspirações das mulheres capixabas.

O evento contou com a presença de mulheres que representam diversos grupos e segmentos da sociedade capixaba, ampliando a diversidade de vozes no projeto. A proposta do Atlas é ouvir diretamente as mulheres por meio de rodas de conversa e combinar essas histórias com dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outras fontes quantitativas, criando um panorama abrangente e inédito sobre o perfil das mulheres no Espírito Santo. O estudo também traz o Índice de Desigualdade de Gênero (IDG) do Estado, um indicador novo que ajudará a medir as disparidades de gênero nas regiões.

Leia Também: Nota Premiada Capixaba faz diferença para instituições em Cachoeiro

A secretária de Estado da Mulheres, Jacqueline Moraes, destacou a relevância do estudo para orientar as políticas públicas mais eficazes e ajustadas às realidades locais. “Esse Atlas não é apenas um estudo; é um marco para entender e responder às necessidades das mulheres capixabas”, enfatizou.

Diálogo e reflexão

O lançamento do Atlas das Mulheres do Espírito Santo marca o início de uma jornada de diálogo e reflexão sobre as vivências femininas, que promete impactar positivamente a formulação de políticas públicas no Estado e servir de referência para outras regiões do Brasil.

“Para além dos objetivos mais diretos da pesquisa, nossa expectativa é que o Atlas das Mulheres do ES se torne uma referência de pesquisa e um instrumento técnico para a implementação e avaliação de políticas para mulheres. Com certeza, estamos fazendo história, mas o mais impactante, ao meu ver, será contribuir para dar rostos e vozes à pluralidade de mulheridades do nosso Estado”, ressaltou a coordenadora do projeto, Jaqueline Sanz.

Parceria

Realizado em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo (Cedimes) e o Centro Universitário Faesa, o Atlas das Mulheres do Espírito Santo conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria da Justiça (Sejus) e Secretaria da Cultura (Secult). 

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape