O Espírito Santo pode receber chuvas extremas no fim de semana. Na tarde desta sexta-feira (8), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta os capixabas para a previsão de chuvas intensas e possibilidade de acumulado de chuva excepcional no Estado.
De acordo com os apontamentos meteorológicos, é grande a possibilidade de o Espírito Santo ser atingido por chuvas intensas a partir da tarde de sábado (9).
Leia também: Vem chuva! Cidades do Espírito Santo recebem dois alertas de perigo
O meteorologista do Incaper, Hugo Ramos, na noite desta sexta-feira (8), e neste sábado (9), com a chegada do canal de umidade ao Espírito Santo, as chuvas vão se intensificar no Sul do Estado, Grande Vitória e municípios da região Serrana.
“Esse quantitativo de chuva que deve ocorrer, nesse primeiro momento com algumas rajadas de ventos, descargas elétricas e possível queda de granizo, atingirá o Sul do Estado, em razão da topografia mais acidentada, e pode ser que alguns locais ocorra um transbordamento mais rápido”, explica.
Espírito Santo terá chuvas extremas
Contudo, ao longo do sábado (9), o padrão de instabilidade será mantido com alternância entre chuva forte e fraca. “Esse sistema vai avançando no sábado em direção ao Norte do ES e, a partir de domingo (10), essas chuvas vão ficar mais concentradas no Centro-Norte. No domingo (10), os maiores volumes do ES serão já metade Norte”, ressalta o meteorologista.
Ainda, segundo Hugo Ramos, a somatória do fim de semana será entre 100 e 150 mm de chuva, em função da continuidade, com intensidade forte e mais fraca. “No mês de novembro são esperadas chuvas mais intensas para a nossa região. Na metade Sul, incluindo o Sul do ES, a tendência é que essa chuva possa gerar alagamentos. Todo do Estado tem que estar com atenção redobrada para qualquer situação de perigo eminente. Será uma chuva excepcional, de acordo com o padrão de classificação de chuvas”, completa.
Moradores devem ter atenção
A chefe do Departamento de Integração da Cepdec-ES, major Fabiane Cruz, explicou que o Espírito Santo tem mais de mil setores de risco mapeados, tanto para riscos hidrológicos e geológicos.
“Se mora em área de risco, com terra escoando, porta com dificuldade de abrir e fechar, isso indica que aquele terreno está em movimento. Sendo assim, orientamos que saia de sua residência e procure um lugar seguro”, pontua.
Portanto, quem mora perto de rio também deve redobrar a atenção. “Muita atenção para quem mora perto do rio. Aliás, é importante observar a altura do rio. Como a chuva tende a cair à noite, que é o momento de relaxamento, é importante observar se o rio está subindo. Por fim, se estiver, não durma em sua residência nesse fim de semana, pegue coisas importantes e retire-se”, completa.
A Defesa Civil Estadual está de prontidão no fim de semana. Assim como as Defesas Civis municipais, que foram orientadas a ativar seus planos de contingência. Além disso, o Corpo de Bombeiros também estará de prontidão a partir desta sexta-feira (8).
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.