Dr. Valério Resende mantém atividade política após eleições e mira 2028
Formado em Odontologia, ele planeja fazer política baseada na técnica e no diálogo.
Candidato a vereador em Cachoeiro de Itapemirim nas eleições de outubro, Dr. Valério Resende disputou pela primeira vez uma eleição e decidiu que seguirá a carreira política, conciliando a atividade com a sua profissão de cirurgião bucomaxilofacial. Formado em Odontologia, ele planeja fazer política baseada na técnica e no diálogo.
“Há 10 anos atuo nos principais hospitais de Cachoeiro, como o Hospital Evangélico, a Unimed e o Hospital Infantil. Sei que posso ajudar muitas pessoas, pois atuo no trauma, na parte oncológica e na parte de odontologia hospitalar. Minha proposta nesta eleição foi realizar um mandato técnico na Câmara Municipal, que é um local para discussão das demandas do município, de forma qualificada, por meio das comissões parlamentares. Na política, pretendo ser uma referência na área de saúde”, afirma Dr. Valério.
Leia Também: Alegre conquista “Selo Diamante” em transparência pública
Ele disputou uma vaga na Câmara de Cachoeiro pelo União Brasil, com o número 44.444. Obteve 772 votos, quando esperava em torno de 1 mil. Faltou pouco, e ele considera o saldo positivo.
“Foi um período de muito aprendizado. Aprendi muito sobre estruturas de poder que eu não conhecia, estudei a função do Legislativo e hoje entendo a importância do cargo do vereador. Vejo a Câmara como uma ferramenta importante para atender a população”, disse Dr. Valério.
Sua decisão de disputar foi recente, somente 4 meses antes da eleição. “E foi uma campanha autêntica, orgânica, sem investir em impulsionamento nas redes sociais, sem carro de som, sem recursos. Atingimos muita gente, teve gente que nem votou em mim e pediu para eu continuar na política. Vejo que temos o desafio da comunicação, de expandir esse público que a gente já atingiu”, afirma Dr. Valério Resende.
Projetando 2028
Ele vai atuar com foco na saúde e também na educação, mobilidade urbana e inclusão. Uma de suas maiores motivações foi o filho mais velho, Mateus, 5 anos. Ele conta:
“Tenho dois principais motivos, mas o que me deu a maior vontade de concorrer nesta eleição, sem dúvidas, foi meu filho mais velho, o Mateus. Aos 2 anos e 4 meses, ele foi diagnosticado com autismo. Hoje ele tem 5 anos, e quando vejo o desenvolvimento que está tendo, e a extrema felicidade que isso me traz, sinto o desejo de compartilhar a minha experiência, que deu certo, com outras pessoas que estão pedindo ajuda, mas não estão sendo ouvidas”, afirma Dr. Valério Resende.
Hoje, com todo o esforço dos pais, o Dr. Valério e a esposa Luciana Cabral, o Mateus evoluiu do nível 2 para o nível 1 e consegue ter uma boa interação social.
“Ele é uma criança extremamente carinhosa, que transformou a mim e à minha esposa em pessoas melhores. Mas o que quero enfatizar é que, mesmo com todos os recursos que tivemos, o apoio da família, o acesso rápido aos tratamentos, sofremos muito. Passamos por dificuldades. E superamos. “E agora, minha pergunta para é: e quem não tem os mesmos recursos?”, questiona Dr. Valério.
Nas eleições de 2026, ele pretende apoiar aliados, e volta a ser candidato nas eleições municipais de 2028. “As eleições estaduais não pretendo disputar. As municipais sim”, disse Valério Resende.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.