Implantado de forma inovadora e pioneira no País pelo Governo do Espírito Santo, o Fundo Cidades – Adaptação às Mudanças Climáticas tem repassado recursos aos municípios de todas as regiões capixabas para tornar os municípios resilientes aos efeitos extremos do clima, por meio da execução de obras que visam à proteção à vida e aos bens patrimoniais da população. Ao todo, as obras já concluídas e em execução totalizam aproximadamente R$ 324 milhões.
No Caparaó, seis municípios possuem obras com recursos do Fundo Cidades. São eles: Alegre, Bom Jesus do Norte, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Iúna e Muniz Freire.
Leia Também: Energia reforçada: distribuidora faz investimentos na região do Caparaó
Em Alegre, as obras são de contenção com cortina atirantada na Rua Celso Luiz Barbosa, no Bairro Clério Moulin; de contenção mista em cortinas atirantadas e solo grampeado na Rua Francisco Arcon, no Bairro Bilau; e de drenagem na Rua Francisco Arcon, também no Bairro Bilau.
No município de Bom Jesus do Norte, são realizados serviços de estabilização de encosta com aplicação de Geocomposto de PVC, implantação de drenagens pluviais, muros de contenção e acesso, na Avenida Carlos Firmo, no bairro São João; de estabilização de encosta com aplicação de Geocomposto de PVC.
Já na Avenida Cristiano Dias Lopes, no Bairro Silvana (Morro São Sebastião), os recursos do Fundo Cidades possibilitam a implantação de drenagens pluviais, muros de contenção e de estabilização de encosta com aplicação de Geocomposto de PVC, implantação de drenagens pluviais, muros de contenção e acesso na Rua Demerval Medina, no bairro Centro.
Já em Dores do Rio Preto, as obras são de estabilização de encosta com aplicação de Geocomposto de PEMDL no distrito de Mundo Novo; e de estabilização de encosta com aplicação de Geocomposto de PEMDL na Rua Heraldo de Almeida e Silva, no Bairro-Sede.
Contempla o município de Guaçuí a construção do reservatório enterrado para a captação de águas pluviais com 144.000L e da plataforma para comporta no bairro Gumercindo da Silva Glória. Em Iúna, está sendo construída ponte no Parque Industrial, na Rua Vereador Braz Lofêgo, no bairro Guanabara.
Bacia de contenção
Na cidade de Muniz Freire, há obras de estabilização e contenção de encosta com drenagem pluvial, muro de arrimo e revestimento do talude com geocomposto na Rua Lino Ribeiro Soares, na Sede. Em São José do Calçado, foi concluída a construção da bacia de contenção de enxurradas e sedimentos no Rio Calçado e no Córrego da Areia.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.