ads-geral-topo
Política

Luto na política: morre Max Mauro, ex-governador do Espírito Santo

Max Mauro era médico por formação, foi prefeito de Vila Velha, deputado estadual e por três mandatos, deputado federal. Em 1986, Max Mauro foi eleito governador do Espírito Santo

Por Redação

3 mins de leitura

em 14 de nov de 2024, às 09h43

Foto: Reprodução/Redes sociais
Foto: Reprodução/Redes sociais

O ex-governador do Espírito Santo, Max Freitas Mauro, morreu na madrugada desta quinta-feira (14), aos 87 anos. A informação foi confirmada pelo filho, Max Mauro Filho, em suas redes sociais.

“Com muita dor no coração venho informar o falecimento do meu querido pai. Às 3h da madrugada deste dia 14 de novembro faleceu dormindo, aos 87 anos de idade. A causa imediata foi insuficiência renal aguda, após 60 dias de internação hospitalar”, postou em suas redes sociais.

“Escrevo estas palavras ao lado do seu corpo, ainda quente. Sou muito grato a Deus pela vida do meu pai e por todo amor que recebi. Assim que tivermos mais detalhes do velório e sepultamento iremos transmitir. Agradeço a todos os profissionais que cuidaram do meu pai. Agradeço as visitas, as orações, a amizade e toda a torcida positiva por sua vida. Tudo isso revela o cuidado de Deus para conosco”, finalizou a postagem.

Max Mauro era médico por formação, foi prefeito de Vila Velha, deputado estadual e por três mandatos, deputado federal. Em 1986, Max Mauro foi eleito governador do Espírito Santo.

Manifestações e homenagens a Max Mauro

No Azerbaijão, onde participa da COP29, o governador Renato Casagrande (PSB), lamentou a morte do ex-governador.

Lamento profundamente o falecimento do ex-governador Max Mauro, que deixa um grande legado de realizações em favor do povo capixaba. Um líder visionário, sempre comprometido com a responsabilidade na condução da administração pública. Minha solidariedade aos familiares e amigos neste momento de tristeza”, disse Casagrande.

O vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), também se manifestou. “O Espírito Santo se despede do ex-governador Max Mauro. Tive o prazer de um convívio cordial e respeitoso. Deixa um legado de muita honradez. Nossos sentimentos à família e amigos. Na condição de governador em exercício, estarei decretando luto oficial em nosso estado”, publicou nas redes sociais.

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Marcelo Santos (União), também lamentou a morte do ex-governador. “Lamento profundamente o falecimento do ex-deputado e ex-governador Max Mauro, deixando legado de sustentabilidade, infraestrutura e saneamento. Em sua homenagem, decretamos luto oficial de três dias na Assembleia Legislativa. Ao Max Filho, ex-dep e ex-prefeito, nossas condolências”.

O deputado estadual e prefeito eleito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico de Assis Ferraço (PP), também se manifestou por meio de nota oficial.

“É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-governador Max Mauro, uma figura que marcou a história de nosso Estado e do Brasil com sua imensa contribuição à política e à gestão pública. 

A grande marca de Max Mauro foi sua integridade, sua honestidade à toda prova e sua intransigência com a corrupção no poder público. Em tempos desafiadores, ele se destacou como um verdadeiro exemplo de compromisso com os princípios éticos e com a justiça social. 

Num universo em que virtudes como essas são cada vez mais raras, Max Mauro se fez uma verdadeira reserva moral, não apenas para sua geração, mas também para as futuras. Seu legado será lembrado com respeito e admiração por todos que tiveram o privilégio de acompanhá-lo. 

Neste momento de dor, me solidarizo com seus familiares, amigos e todos aqueles que compartilharam de sua trajetória e dos seus ideais. Que seu exemplo inspire a todos nós a seguir firmes no caminho da honestidade e do bem comum.  Descanse em paz, Max Mauro”, finaliza a nota.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.

ads-geral-rodape