“Nosso plano de voo é para Brasília”, afirma Marcelo Santos
Marcelo Santos participou do PodCast "Jogo Aberto", transmitido ao vivo dos estúdios do AQUINOTICIAS.COM em Cachoeiro de Itapemirim.

O deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), em entrevista ao AQUINOTICIAS.COM, disse nesta quinta-feira (28), que não pretende ser candidato ao governo do Estado e que possui um compromisso com o governador Renato Casagrande (PSB).
“Eu sou candidato a deputado federal. Eu tenho um compromisso nas eleições de 2026 com Renato Casagrande, que é meu candidato a senador. Eu já anunciei isso já faz um bom tempo. Renato concluí o ciclo de governador e naturalmente nós precisamos de ter a figura de Renato Casagrande no Congresso Nacional”, disse.
Leia Também: TJES é ‘Selo Ouro’ no programa nacional de transparência pública
Ainda sobre seu futuro político em 2026, e da possiblidade de ser candidato a governador do Estado, Marcelo descartou a possibilidade e ressaltou que não irá disputar eleição para estadual. “Não irei disputar mais as eleições para deputado estadual. Nosso caminho está traçado, nosso plano de voo é para Brasília. Especular isso é normal e me deixa até envaidecido”, afirmou o chefe do Executivo.
Junto com Casagrande
Em relação à sucessão de Casagrande, o chefe do Legislativo disse ser natural que o próprio governador lidere o processo, e que é natural o atual vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB), ser o protagonista. “Naturalmente, ele vai liderar o processo natural de sua sucessão. Ele vai liderar e eu estou junto com ele nesse projeto de sucessão”.
Marcelo ainda ponderou a importância de Casagrande no cenário nacional. “É muito importante pra gente, para o Espírito Santo e para o Brasil. Renato vai ter meu apoio e não tenho dúvidas de que da maioria esmagadora dos capixabas. Ele tem um papel fundamental de equilibrar a relação entre Espírito Santo, Congresso Nacional e Governo Federal”.
Sobre a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, para o Biênio 2025/2026, o deputado preferiu não adiantar ou atropelar o andamento do processo, visto que está em pleno processo de trâmite na Ales o Orçamento para 2025, e que isso demanda muita atenção e energia por parte de todos os parlamentares. Mas nos bastidores, os rumores é que ele seja candidato a reeleição.
União Brasil
Com relação ao imbróglio envolvendo a sua filiação ao União Brasil no Estado, que ocasionou um desconforto com o secretário estadual de Meio Ambiente, Felipe Rigoni, que preside atualmente a sigla no Estado, o deputado afirmou que se afiliou à sigla a pedido da Executiva Nacional e ao mesmo foi garantida a presidência do partido no Estado.
“Eu fui convidado pela direção nacional do União Brasil para ingressar nas fileiras do partido e apresentar para o União Brasil ao nível de país um resultado melhor do que está estabelecido aqui. Respeito Rigoni, e fazer partido não é uma tarefa fácil. Eu sei o que é estar em 78 municípios dialogando com lideranças políticas e atraindo elas para mostrar o partido, e no caso o meu União Brasil, partido de centro-direita […]. As eleições terminaram, nós tivemos um resultado que não foi tão legal, mas já era esperado, porque Rigoni se dedicou um bocado à Secretaria de Meio Ambiente. A Secretaria é uma pasta muito sensível […]. O União Brasil me convidou para fazer com que o partido cresça aqui no Espírito Santo e coloque representantes na Assembleia, na Câmara Federal”, ressaltou.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726