Sul Global: como integrar as economias do bloco geopolítico
Durante o Fórum Global Horasis, plenária trouxe pautas sobre como melhor realizar essa aproximação e quem poderia oferecer uma liderança construtiva do grupo
Pode ser oportuno engajar discussões firmes com as nações do Sul Global, aceitando que são um agrupamento geopolítico, não geográfico. O conceito de “o Ocidente e o Resto” precisa ser superado por meio de discussões inclusivas voltadas para a construção de pontes. As nações do Sul Global estão posicionadas como aquelas que oferecem um novo motor para o crescimento.
Leia também: ES: Governo prorroga suspensão de emissão que autoriza queima controlada
Dessa forma, questionamentos entre os países membros e nações com interesses secundários sob esse polo surgem quando se pensa em construir estratégias para integrar essa região e fortalecer os laços comerciais e políticos entre as nações. Assim, durante o Fórum Global Horasis, que aconteceu pela primeira vez na América Latina, uma plenária trouxe pautas sobre como melhor realizar essa aproximação; quais são seus objetivos coletivos; e quem poderia oferecer uma liderança construtiva diante do cenário de globalização e transição energética.
Leia mais em: Sustentabilidade Brasil
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.