Vai ficar de fora? ES está com vagas abertas para curso de extensão
O curso tem carga horária total de 120 horas, e será oferecido completamente na modalidade a distância
A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), por meio da Diretoria de Políticas de Educação Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola, do Ministério da Educação (MEC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Diretoria de Educação a Distância, e da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), abriu inscrições destinadas aos profissionais da Educação, prioritariamente das redes públicas, para 150 mil vagas no curso de extensão “Formação para Docência e Gestão em Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola”.
Leia também: Processo seletivo em Itapemirim ainda está com inscrições abertas
O curso tem carga horária total de 120 horas, e será oferecido completamente na modalidade a distância, com momentos de tutoria on-line e encontros síncronos. O início das aulas está previsto para março de 2025. Professores e demais profissionais de Educação das redes municipais e estaduais de Educação podem se inscrever.
“A formação continuada em Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) deve ser um compromisso de todas as redes de ensino, uma vez que já não é possível pensar em Educação de Qualidade sem passar por aprendizagens em ERER e Equidade Racial. Dessa forma, a adesão à formação ofertada pelo MEC nos fortalece rumo a essa Educação de Qualidade para todos”, afirma a gerente de Educação Antirracista, do Campo, Indígena e Quilombola (Geaciq) da Sedu, Aline de Freitas.
O candidato deve se inscrever por meio dos editais abertos pelas Universidades parceiras listadas na página de divulgação do curso. Sendo o curso 100% a distância, o candidato pode inscrever-se em qualquer uma das universidades que tenham disponibilizado vagas para todo Brasil. É importante ler os editais com atenção, visto que algumas das instituições oferecem vagas apenas para os profissionais residentes no mesmo estado ao qual está vinculada a Universidade.
O curso é uma das ações da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola – PNEERQ, instituída pela Portaria nº 470, de 14 de maio de 2024 e tem o objetivo de fomentar o letramento racial e as práticas pedagógicas da Educação Básica em relação à Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, alterada pela Lei 11.645 de 10 de março de 2008, que traz a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.
Clique aqui pra se inscrever!
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.