Projeto de Lei (PL) do governo do Estado pretende homenagear o ex-governador Max de Freitas Mauro, morto no último dia 14, dando o nome do político a dois viadutos em Vila Velha. Os viadutos 1 e 2, de que trata o PL 632/2024, dão acesso à Rodovia Corredor Leste-Oeste (ES-471) e passam sobre a Rodovia Darly Santos (ES-060), no município canela-verde.
A proposta acrescenta item ao Anexo II da Lei 10.975/2019, que reúne a legislação em vigor referente à denominação de vias, logradouros e estabelecimentos públicos, entre outros.
Leia Também: Servidores da Câmara de Ibatiba irão receber R$ 2 mil de abono
Max Mauro
Filho do também político e sindicalista baiano Saturnino Rangel Mauro, Max Mauro nasceu em Vila Velha, em 11 de março de 1937. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e depois retornou ao Espírito Santo, onde se dedicou à carreira médica e também à vida pública por décadas.
Seu primeiro cargo eletivo foi como prefeito de Vila Velha, eleito em 1970. Também foi deputado estadual entre 1975 e 1979 e depois deputado federal por três vezes, entre os anos 1970 e 2000. O político governou o Estado entre 1987 e 1991, sendo reconhecido pela seriedade com a gestão pública e pela atenção dada à saúde e transporte públicos.
Max Mauro destacou-se também no processo de redemocratização do país, em meados da década de 1980, principalmente na Campanha “Diretas Já”, que buscava aprovar a votação direta para presidente da República. Morreu, aos 87 anos, na madrugada do último dia 14, tendo como causa da morte insuficiência renal aguda, após quase dois meses internado por uma pneumonia.
O ex-governador deixou dois filhos, entre eles o também político Max Mauro Filho, quatro netos e quatro bisnetos.
O PL 632/2024 foi lido na sessão ordinária desta terça-feira (26), quando também foi aprovado o pedido para que seja analisado pelo Plenário em caráter de urgência.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui