Vitória terá reforço de guarda-vidas para atuarem no verão
Os novos guarda-vidas farão parte do Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar Vitória) durante o período do verão
A Prefeitura de Vitória publicou, no Diário Oficial desta quarta-feira (27), o resultado final do processo seletivo simplificado para contratação temporária de guarda-vidas. A lista com os 51 aprovados do edital 023/2024 está disponível no endereço eletrônico selecao.vitoria.es.gov.br.
Os novos guarda-vidas farão parte do Grupamento de Salvamento Marítimo (Salvamar Vitória) durante o período do verão. O Salvamar é gerenciado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) e realiza ações de prevenção sobre acidentes no mar e de busca e resgate de afogados.
Leia também: BYD chega a Viana com área para 8 mil veículos elétricos
Atualmente, o grupamento conta com 48 profissionais espalhados por 18 pontos de atuação na capital. A instrução dos guarda-vidas é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar, assim como o curso de formação de novos profissionais.
“Por ser uma cidade turística e com orla, há uma demanda muito maior de atendimento a banhistas durante o verão em Vitória. A contratação vem dar suporte ainda maior ao serviço que é oferecido atualmente nas praias de Vitória visando a segurança no mar”, explica Ednardo Dalmácio, coordenador do Salvamar Vitória.
Atribuições
Além do atendimento de resgates, o Salvamar também realiza orientação e monitoramento de banhistas para evitar afogamentos, atendimento de crianças e idosos perdidos e ações educativas de limpeza e preservação das praias. Os guarda-vidas da capital também são responsáveis pela segurança na água durante eventos aquáticos.
Funcionamento
O horário de atendimento é das 7h às 19h. O serviço conta com um quadriciclo e dois barcos infláveis para monitorar o tráfego de embarcações, principalmente nos finais de semana. A orientação aos banhistas é que, sempre que for à praia, fique próximo a um ponto-base do Salvamar.
A segurança marítima também pode ser exercida com a colaboração da população. Cidadãos podem acionar um guarda-vidas caso vejam embarcações com irregularidades, navegando fora das normas, animais na areia ou banhistas em comportamento perigoso. Para isso, basta se dirigir a um posto de observação e comunicar um profissional.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.