Alegre: após abertura de comportas, hidrelétrica tranquiliza população
Seguindo a sua premissa de prezar pela segurança das suas barragens e a comunicação clara e direta com a população, a empresa dispõe de avisos sonoros que sinalizam ações de operação da usina

A Usina Hidrelétrica Francisco Gros, localizada na cidade de Alegre, no Espírito Santo, esclarece que as comportas foram abertas, na noite de terça-feira, (3), por conta do volume excedente de água das chuvas. Este é um procedimento padrão, já que a usina não possui capacidade de armazenamento por se tratar de um reservatório fio d’água. Isso significa que toda água que chega ao reservatório deve sair.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiLeia também: Bruna Karla fará show gratuito em Presidente Kennedy neste sábado (7)
Seguindo a sua premissa de prezar pela segurança das suas barragens e a comunicação clara e direta com a população, a empresa dispõe de avisos sonoros que sinalizam ações de operação da usina. Uma delas é a sirene de banhistas, mensagem falada que pede à população para se afastar do rio, que foi acionada na abertura das comportas. Este também é um procedimento normal que passou a ser adotado em 2021, como uma forma de aprimorar a comunicação com os moradores locais.
A empresa informa ainda a sua instalação, por meio do seu Centro de Operação Integrada (COI), é acompanhada e monitorada 24 horas por dia, 7 dias por semana, em tempo real, permanecendo em contato constante com os Sistemas de Proteção e Defesa Civil municipais, regionais e estaduais, para informações e esclarecimentos. Reforçamos ainda, que a barragem é monitorada constantemente por inspeções visuais, manutenções rotineiras, instrumentos de controle, estações hidrometeorológicas, câmeras de vídeo, além de possuir toda sua documentação e procedimentos de segurança implantados e executados.