Cidades

Alegre: após abertura de comportas, hidrelétrica tranquiliza população

Seguindo a sua premissa de prezar pela segurança das suas barragens e a comunicação clara e direta com a população, a empresa dispõe de avisos sonoros que sinalizam ações de operação da usina

Por Redação

2 mins de leitura

em 05 de dez de 2024, às 17h12

Foto divulgação
Foto divulgação

A Usina Hidrelétrica Francisco Gros, localizada na cidade de Alegre, no Espírito Santo, esclarece que as comportas foram abertas, na noite de terça-feira, (3), por conta do volume excedente de água das chuvas. Este é um procedimento padrão, já que a usina não possui capacidade de armazenamento por se tratar de um reservatório fio d’água. Isso significa que toda água que chega ao reservatório deve sair.

Leia também: Bruna Karla fará show gratuito em Presidente Kennedy neste sábado (7)

Seguindo a sua premissa de prezar pela segurança das suas barragens e a comunicação clara e direta com a população, a empresa dispõe de avisos sonoros que sinalizam ações de operação da usina. Uma delas é a sirene de banhistas, mensagem falada que pede à população para se afastar do rio, que foi acionada na abertura das comportas. Este também é um procedimento normal que passou a ser adotado em 2021, como uma forma de aprimorar a comunicação com os moradores locais.

A empresa informa ainda a sua instalação, por meio do seu Centro de Operação Integrada (COI), é acompanhada e monitorada 24 horas por dia, 7 dias por semana, em tempo real, permanecendo em contato constante com os Sistemas de Proteção e Defesa Civil municipais, regionais e estaduais, para informações e esclarecimentos. Reforçamos ainda, que a barragem é monitorada constantemente por inspeções visuais, manutenções rotineiras, instrumentos de controle, estações hidrometeorológicas, câmeras de vídeo, além de possuir toda sua documentação e procedimentos de segurança implantados e executados.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui