Alunos de escola no ES aprendem fotografia com câmeras pinhole
Os participantes montaram suas próprias câmeras e puderam utilizá-las em diversos cenários, capturando imagens em preto e branco.

Os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Graça Aranha, localizada em Santa Maria de Jetibá, participaram de uma disciplina eletiva que combinou ciência, arte e sustentabilidade. Sob a orientação do professor Tiago dos Anjos Lacerda, os alunos exploraram os fundamentos da fotografia por meio da construção e uso de câmeras pinhole, dispositivos fotográficos artesanais feitos com materiais reciclados, como latas, papel fotográfico e fita isolante.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiLeia também: Inscrições abertas para o Programa Sociocultural Banda Júnior da PMES
Durante o terceiro trimestre letivo de 2024, a atividade proporcionou uma abordagem prática e acessível para o aprendizado de conceitos como a propagação retilínea da luz, tempo de exposição e enquadramento. Os participantes montaram suas próprias câmeras e puderam utilizá-las em diversos cenários, capturando imagens em preto e branco.
Segundo o professor Tiago Lacerda, a experiência foi muito mais do que um exercício técnico. “A câmera pinhole é uma forma fantástica de ensinar os fundamentos da fotografia de maneira prática e divertida. Os alunos não apenas aprendem a técnica, mas também desenvolvem um olhar artístico e crítico”, explicou o docente.
A aluna Viviane dos Santos Souza, da 3ª série do Ensino Médio, destacou o impacto da atividade em sua percepção sobre a fotografia: “Gostei muito de participar deste projeto. Descobri várias formas de fazer fotografias, não apenas com o celular, mas também utilizando materiais recicláveis e recriando métodos semelhantes aos usados pelos antepassados.”
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726