Esportes

“Central do Var” começará a ser testada visando o Capixabão de 2025

A proposta de criação da “Central do Var” foi apresentada na manhã da última segunda-feira (9)

Por Redação

3 mins de leitura

em 12 de dez de 2024, às 17h14

Foto: Henrique Montovanelli/FES
Foto: Henrique Montovanelli/FES

A emissora, em parceria com a Federação de Futebol, vai criar em sua sede uma cabine para abrigar árbitros de vídeo, que vão auxiliar remotamente a arbitragem em campo.

Leia também: Copa Nacional Quilombola: Graúna e Unidos da Tiquera representam o ES

A TVE Espírito Santo, a “Casa do Futebol Capixaba”, dá mais um passo importante para a modernização do futebol no Estado. Junto à Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), a emissora vai criar a “Central do VAR”, ampliando o uso do árbitro de vídeo nas partidas do Capixabão 2025. A novidade será instalada nas dependências da TVE.

A proposta de criação da “Central do Var” foi apresentada na manhã da última segunda-feira (9), por representantes da TVE à dirigentes da FES. Com a criação da “Central”, os dois árbitros do VAR e o assistente vão se comunicar de maneira remota com a arbitragem no estádio.

A medida reduz os custos e traz mais segurança e agilidade na operação em relação ao árbitro de vídeo convencional, que ocorre com os árbitros do VAR no local da partida. A sigla VAR vem do inglês video assistant referee. A tecnologia a ser utilizada será o chamado VAR “light”.

O VAR Light é homologado pela CBF e pela Fifa. No próximo fim de semana, será realizado um teste de viabilidade técnica para aprovar a instalação da “Central do VAR”. A testagem vai acontecer durante a Copa VAR, competição que servirá para capacitar 32 árbitros a operarem a tecnologia.

O diretor-geral da Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública, Igor Pontini, lembra que o investimento em tecnologia para auxílio da arbitragem é de grande importância para o crescimento do futebol capixaba e a valorização do trabalho dos clubes.

“A TVE busca contribuição constante com o futebol no Estado e essa iniciativa pode nos tornar inspiração para outras emissoras públicas e federações Brasil afora. Isso aumenta a nossa responsabilidade”, lembra Pontini. Ele informa que a “Central do VAR” deverá estar pronta uma semana antes do início do Capixabão 2025, prevista para 18 de janeiro. Segundo Pontini, a intenção é direcionar esforços para que todos os jogos do Capixabão disponham da arbitragem de vídeo.

O presidente da FES, Gustavo Vieira, comemorou a novidade. “A parceria da TVE Espírito Santo tem sido muito importante. No Capixabão 2025, esperamos que, no mínimo, dois jogos por rodada disponham do VAR na primeira fase, assim como todos os jogos a partir das quartas de final. É uma evolução”, conta.

Para o presidente da Comissão de Arbitragem da Federação, Marcos André Gomes, o VAR minimiza os riscos de injustiças nas partidas. “O futebol ganha em transparência e confiabilidade, é um ganho imenso para os campeonatos. Os clubes fazem um trabalho árduo e uma arbitragem cada vez mais justa é uma forma de coroar esse esforço. Não tem mais volta, todos os grandes campeonatos do mundo utilizam essa tecnologia”, celebra.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui