EDP: Comunidades quilombolas do ES terão acesso à energia regularizada
Cerca de 800 famílias já foram beneficiadas pela iniciativa, alcançando a marca 66% do programa concluído

A distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, EDP, , está realizando um investimento de cerca de R$ 14 milhões na regularização para o acesso à energia elétrica em 33 comunidades quilombolas do Norte do Estado.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiLeia também: Servidores de Cachoeiro terão bônus de R$ 2 mil no vale-alimentação
O atendimento às mais de 1.215 famílias foi uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Direitos Humanos do Governo do Estado (SEDH), e a Defensoria Pública do Estado.
O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (16) durante evento no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande e o CEO da EDP na América do Sul, João Marques da Cruz, além de secretários e autoridades. Por meio da parceria com o governo, atualmente, 66% das famílias cadastradas já estão com acesso à energia elétrica.
A ação aumenta a qualidade de vida para as comunidades quilombolas de Sape do Norte, em São Mateus. Além do acesso à energia elétrica, a distribuidora está doando o padrão de entrada, por meio do Programa de Eficiência Energética, e realizando o cadastro automático na Tarifa Social de Energia Elétrica, benefício do Governo Federal, que concede descontos de até 65% na conta de luz.
“É nosso dever atender a todos os clientes EDP e fornecer uma energia de qualidade. Por isso, é com satisfação que conseguimos evoluir neste projeto, em parceria com o Governo do Estado, que leva energia para as comunidades quilombolas do norte do Espírito Santo. Valorizamos a importância desse tipo de ação e acreditamos que projetos como este colaboram para o desenvolvimento da sociedade ao melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão social,” afirmou o CEO da EDP na América do Sul, João Marques da Cruz.
Para se ter uma ideia da dimensão das obras realizadas para atender as famílias, até o momento, foram instalados mais de 1.400 postes, 350 transformadores e sendo construídas mais de 14,2 quilômetros de rede elétrica de baixa e média tensão. A previsão é que as obras estejam 100% concluídas em junho de 2025.
A ação da EDP em parceria com o Governo, por meio da SEDH, e a Defensoria Pública de Estado, é um importante marco no Estado para o combate da pobreza energética, que é caracterizada pela ausência de acesso a serviços de energia por pessoas ou grupos que enfrentam dificuldades de ordem física, tecnológica ou econômica.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726