Hospital Evangélico de Cachoeiro alcançou 42 cirurgias robóticas
Somente com o Robô foram 10 gastroplastias, 14 urológicas, 15 colorretais, 2 ginecológicas e 1 geral
O serviço de cirurgia robótica do Hospital Evangélico de Cachoeiro alcançou a marca de 42 cirurgias robóticas realizadas com o Robô Versius. As intervenções incluem cirurgias gerais, urológicas, colorretais, ginecológicas e gastroplastias.
Leia também: Saúde ocular na terceira idade: saiba quais são os principais cuidados
As primeiras cirurgias robóticas realizadas fora da capital do Espírito Santo, Vitória, aconteceram nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2024, no Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI). No entanto, com o uso do Robô Versius, uma das tecnologias mais avançadas em cirurgia robótica, o HECI passou a oferecer procedimentos com maior segurança, precisão e recuperação mais rápida, reafirmando seu papel como referência em inovação na saúde.
Neste primeiro ano, foram realizadas 42 cirurgias robóticas, incluindo 10 gastroplastias, 14 procedimentos urológicos, 15 colorretais, 2 ginecológicos e 1 cirurgia geral, consolidando a excelência do serviço na saúde do capixaba.
Embora o robô contribua expressivamente para o procedimento, o trabalho continua sendo humanizado com a equipe médica e da enfermagem.
Marco histórico
Segundo o superintendente do Heci, Wagner Medeiros Junior, o Hospital Evangélico tem cumprido papel histórico quanto à tecnologia. Tendo realizado, hà anos, um trabalho que busca o desenvolvimento da saúde no segmento hospitalar, tornando o Hospital Evangélico de Cachoeiro protagonista. “Tal equipamento chegou recentemente ao mercado brasileiro, mas já vem sendo utilizado nos mais importantes hospitais de 30 países, inclusive no Brasil. Trata-se, portanto, de uma tecnologia de ponta, sendo o HECI o primeiro hospital fora da capital capixaba a ofertar à população cirurgia robótica”, afirma.
As cirurgias não tiveram intercorrências e até agora nenhuma complicação. A recuperação tem sido excelente, com a maioria dos pacientes recebendo alta no dia seguinte à cirurgia. Os procedimentos, realizados com uma precisão incrível, fazem uma enorme diferença na recuperação, com menor sangramento, menor dor no pós-operatório e alta hospitalar precoce; enfatiza o cirurgião, Dr. Tiago Cypriano Dutra.
Saiba mais!
O Robô Versius é um sistema robótico da CMR Surgical, empresa inglesa de alta tecnologia que conta com mais de 170 plataformas robóticas em operação ao redor do mundo. É um sistema compacto, portátil e modular que pode ser movido para diferentes salas cirúrgicas.
Possui braços articulados e pinças ultrafinas que simulam com precisão os movimentos do pulso humano, permitindo cirurgias minimamente invasivas. Está presente em mais de 20 países ao redor do Mundo e o Brasil foi o décimo primeiro a receber a assistência robótica mais moderna do mercado.
Criado por cientistas britânicos, o robô possui como objetivo principal transformar as cirurgias diárias e a vida de milhares de pacientes.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui