Peça que já possui 16 anos em circulação e foi apresentada em 17 países diferentes, Cárcere é um monólogo intenso e instigante no qual acompanhamos um pianista encarcerado por vender drogas que tenta negociar com o diretor da penitenciária o direito de ter um piano em sua cela. A obra será encenada em apresentação comemorativa na próxima quinta-feira (5), a partir das 19h30, no campus do Ifes Piúma.
Leia também: Terça (3) começa com 66 vagas de emprego no Sine Cachoeiro
Mais do que um pedido por um instrumento, o desejo do pianista é um grito por liberdade – mas que liberdade é essa? Com diálogos afiados e profundos, a peça nos conduz a uma reflexão sobre o sentido do aprisionamento, os limites do corpo e da mente, e a verdadeira natureza da liberdade que almejamos. Quem comparecer à apresentação poderá ver de perto a obra que já contabiliza mais de 300 apresentações no Espírito Santo e mais 21 estados brasileiros, além de cidades de países de cinco continentes.
Publicação comemorativa
Na ocasião da apresentação de Cárcere no Ifes Piúma, será feito também o pré-lançamento de uma edição comemorativa do texto da obra em um livro bilíngue em português e inglês, publicado pela editora Cousa. A dramaturgia é de autoria do escritor, roteirista e editor capixaba Saulo Ribeiro em parceria com o ator paulista Vinícius Piedade, que dirige e encena o espetáculo.
O livro será lançado também durante a Festa Literária Combiousa, que acontece no próximo sábado, dia 7 de dezembro, às 17h, na Praça Dona Carmen, em Piúma, em evento que terá programação gratuita das 16h às 20h.
Em Vitória, a nova edição de Cárcere terá lançamento na terça-feira, dia 10 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural Triplex Vermelho, localizado na Rua Sete de Setembro, 20, no Centro Histórico.
Além da vida longa do espetáculo, a publicação da primeira edição em livro de Cárcere, no ano de 2009, também marca a inauguração da Cousa, editora independente que já publicou mais de 300 obras de diversos gêneros, incluindo autores e livros reconhecidos premiados a nível estadual e nacional.
A realização do projeto comemorativo de 16 anos da peça Cárcere, que inclui apresentação do monólogo e lançamento do livro, é da Editora Cousa e Secretaria da Cultura do Espírito Santo, com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura) e parceria com o Ifes Piúma.
Mais informações no Instagram da Cousa: https://www.instagram.com/editoracousa/
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui.