Respeito e comoção em captação de órgãos em hospital do ES
Em um ato admirável, em meio a um contexto de muito sofrimento, parentes autorizaram a doação de fígado, rins e córneas.
Na última sexta-feira (06), uma captação múltipla de órgãos do Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas, em Vitória, foi tocante, em clima de muito respeito e comoção para familiares de um paciente e profissionais da unidade. Em um ato admirável, em meio a um contexto de muito sofrimento, parentes autorizaram a doação de fígado, rins e córneas.
A cirurgia aconteceu de manhã. A doação ocorreu a partir de um trabalho conjunto da família, da equipe da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES) e do Hospital Estadual São Lucas. Antes da intervenção cirurgia, profissionais do hospital fizeram um corredor para homenagear o paciente e seus familiares, quando seguia na maca para a sala de cirurgia, em um momento de muita emoção.
Leia Também: Cachoeiro: confira as farmácias de plantão neste domingo (8)
Foram três horas de operação. “O ato de amor que a família fez ao doar os órgãos só demonstra o quanto eles são especiais e merecem todo carinho e apoio. A equipe toda está sensibilizada com o caso”, contou o coordenador médico da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Lucas, Rodrigo Conti Ramos.
Captações
Neste ano, o São Lucas fez a captação de 40 córneas, dez fígados e 20 rins. Em 2023, o foram 56 córneas, seis fígados, 18 rins e um coração.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui