“Turismo é resultante de todos os outros serviços”, diz Casagrande
Sobre o novo momento do turismo no Espírito Santo, o governador ressaltou o trabalho que vem sendo realizado no Estado e junto aos municípios
Durante um balanço de sua gestão na manhã desta quinta-feira (5), em Cachoeiro de Itapemirim, o governador Renato Casagrande (PSB) falou sobre o turismo e as atividades turísticas no Espírito Santo, que vem crescendo nos últimos anos.
O governador ressaltou algumas obras e investimentos que vem sendo feitos em vários municípios capixaba. “A Lagoa do Meio, em Marataízes; Orla de Piúma; Contorno de Piúma, investimentos em Meaípe, em Guarapari; investimentos em calçamento rural. Estamos fazendo em Alto de São Vicente, em Cachoeiro; investimentos em caminhos do campo e rodovias”.
Leia também: Em Cachoeiro, Casagrande faz balanço da gestão em 2024
Além disso, Casagrande destacou que o mais importante o Governo do Estado também vem fazendo que é “a formação de mão de obra, para as pessoas atuarem bem nessa área de turismo. O turismo se transformou em uma prioridade para nós. Vamos alocar um recurso específico do Fundo Cidade para receber dos prefeitos propostas que ajudem a fortalecer e divulgar a atividade turística de cada município”, continuou o governador.
Para Casagrande, o “turismo é uma atividade que é resultante de todos os outros serviços. Se não tiver boa saúde, boa segurança, boas estradas, não tem turismo. Se atendermos bem o capixaba, podemos tratar bem o turista”, pontuou.
Turismo no Espírito Santo
Sobre o novo momento do turismo no Espírito Santo, o governador ressaltou o trabalho que vem sendo realizado no Estado e junto aos municípios. “Temos um trabalho muito forte com o Sebrae, Governo do Estado, e estamos fazendo esse debate com os municípios. Estamos alocando recursos voltados para isso”, disse.
“Por exemplo, vamos colocar neste ano, obras de adaptações climáticas. Vamos repassar recurso para o município fazer seu plano de mudanças climáticas, e vamos repassar R$ 200 milhões para que o município possa executar essas obras de adaptação. Então, colocamos um dinheiro que é uma cenoura na frente para o prefeito pensar em obras de adaptação”, explica.
Já com o turismo, o governador disse que vai fazer a mesma coisa. “Vamos colocar um recurso específico para obras que possam incentivar o turismo na região. Às vezes é uma pavimentação de uma região linda, às vezes a aquisição de um equipamento, tudo que possa favorecer e obrigar o gestor ou gestora a pensar, tendo como contrapartida o investimento do Governo do Estado. Então, todo município receberá recurso para poder incentivar e estruturar alguma região linda que ele tem”, reforça.
Policiamento nas regiões turísticas
O governador também falou sobre a chegada de novos policiais no Estado, o que vai contribuir para melhorar o efetivo e a segurança nas cidades capixaba, principalmente, as que recebem turistas.
“Aumentamos agora nosso efetivo para 1 mil policiais, que estão distribuídos para todos os municípios do Estado. Começou no mês passado, a formação de mais 1 mil policiais militares. Autorizei agora para contratar mais 1.050 oficiais e investigador de polícia, que é OIP, estamos contratando mais policiais civis, mais bombeiros. Além disso, vamos autorizar um concurso para mais 1 mil policiais militares. Ficamos de 2015 até 2018 sem contratar nenhum policial para nenhuma força de segurança. Então, a partir de 2019, a gente retomou a contratação e vamos recuperando esse efetivo”, completa Casagrande.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui