O Festival Ítalo-Germânico realizado no município de Marechal Floriano, nas montanhas capixabas, conhecido como Italemanha, pode ser declarado patrimônio cultural imaterial do Estado. A proposta é do deputado Coronel Weliton (PRD), que apresentou neste sentido o Projeto de Lei (PL) 406/2024.
Leia também: Dia de Reis: tradição e fé mantêm viva a cultura em Atílio Vivacqua
O parlamentar justifica a proposta afirmando que “a tradicional Festa Italemanha reúne e celebra a cultura italiana e alemã que os imigrantes trouxeram para o município de Marechal Floriano. É possível vivenciar essa experiência por meio da gastronomia, danças típicas, músicas e arquitetura do local”.
Conforme informações da Prefeitura de Marechal Floriano, o festival chegou à 22ª edição em 2024. Coronel Weliton destaca o tradicional desfile e a eleição da rainha e princesas da Italemanha como momentos bastante aguardados da festa. “Reconhecer o festival ítalo-germânico como patrimônio cultural imaterial no Estado é uma forma de promover a rica cultura local, fomentar o turismo e o desenvolvimento econômico do município”.
Andamento
O projeto tramitará pelas comissões de Justiça, de Cultura, de Turismo e de Finanças antes de seguir para votação no plenário.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui