Segurança

Caso Sambão do Povo: decisão determina prisão de mais um suspeito

Wesley Gomes foi denunciado pelo MP após ser identificado como o autor dos disparos contra Pedro Henrique Crizanto da Victória.

Por Redação

2 mins de leitura

em 06 de fev de 2025, às 16h35

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) e a assistente de acusação, a vereadora de Vila Velha Patrícia Crizanto da Silva, obtiveram no Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) a decretação da prisão de Wesley Gomes da Silva, conhecido como “Pé de Monstro”, pelo assassinato de Pedro Henrique Crizanto da Victória. O crime ocorreu em fevereiro de 2023, no Sambão do Povo, em Vitória. Após a decisão do TJES, foi expedido novo mandado de prisão preventiva do réu.

A decisão do TJES revogou a liberdade que havia sido concedida a Wesley Gomes. Ele chegou a ser preso preventivamente, mas foi solto por decisão da Justiça de primeiro grau. Contudo, o MPES e a assistente de acusação recorreram e ajuizaram uma Ação Cautelar Inominada com pedido de liminar no Tribunal de Justiça.

Wesley Gomes foi denunciado pelo MP após ser identificado como o autor dos disparos contra Pedro Henrique Crizanto da Victória. A vítima era filho da vereadora e assistente de acusação.

Na Ação, o MPES e a assistente de acusação sustentam que a revogação da prisão preventiva se mostrou inadequada, porque um novo laudo pericial incluído nos autos pela defesa do réu não tem a capacidade de afastar as demais provas constantes na ação penal. Foi a partir deste novo laudo que a Justiça de primeiro grau havia revogado a prisão preventiva.

Os argumentos foram acolhidos pelo Tribunal de Justiça, que considerou temerária a decisão do juízo de primeiro grau. Para o TJES, o novo laudo não se manifesta em relação a todos os possíveis suspeitos do crime que aparecem nas imagens.

Entenda o caso

Pedro Henrique Crizanto da Victória, de 20 anos, foi morto com um tiro na cabeça no dia 1º de fevereiro de 2023, durante o ensaio técnico das escolas de samba no Sambão do Povo, em Vitória.

Inicialmente um adolescente de 17 anos foi apreendido e confessou o crime. Porém, com base em novas provas reunidas pela família e pelo advogado de acusação, o Ministério Público estadual solicitou uma nova perícia, que mostrou que o menor apreendido contou com a ajuda de um homem, identificado como Wesley Gomes da Silva. Ele foi denunciado pelo MPES por ser o autor do disparo que atingiu Pedro Henrique Crizanto.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui