Cidades

Escola de Afonso Cláudio promove observação de astros

Durante a realização das atividades, os estudantes, com auxílio de equipamentos adequados, puderam observar o Sol enquanto recebiam explicações sobre a dinâmica do astro e sua influência na Terra

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

observar astros
Foto: Divulgação

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, localizada no município de Afonso Cláudio, realizou, na última quinta-feira (20), um encontro voltado à observação astronômica. Denominado “AstroExplora”, o evento buscou estimular a curiosidade científica e promover a integração entre escola e comunidade.

Durante a realização das atividades, os estudantes, com auxílio de equipamentos adequados, puderam observar o Sol enquanto recebiam explicações sobre a dinâmica do astro e sua influência na Terra. À noite, a programação seguiu com observação de corpos celestes, atividades interativas e jogos temáticos, proporcionando um ambiente lúdico e educativo para todos os participantes.

Segundo a professora de Ciências e idealizadora da ação, Keila Camporês, a Astronomia tem um papel fundamental na conexão entre passado, presente e futuro. “Desde os tempos mais antigos, olhar para o céu despertou curiosidade, consumiu mitos e guiou civilizações. Hoje, continua sendo uma ponte entre ciência e imaginação, uma linguagem universal que conecta pessoas ao passado, ao presente e ao infinito do cosmos”, destacou a docente.

“O diferencial do AstroExplora foi justamente essa combinação entre experiência sensorial, aprendizado prático e socialização. O evento permitiu que os participantes identificassem constelações e os principais astros visíveis a olho nu, compreendessem noções básicas sobre os movimentos celestes e refletissem sobre a importância da Astronomia para a humanidade”, complementou Keila Camporês.

Já para o estudante Lucas Knaak, a experiência transformou a percepção sobre o céu noturno. “As pessoas nunca param para olhar o céu de verdade. Para elas, as estrelas são apenas pontos destacados no alto, e os planetas são coisas distantes que só existiam nos livros. Mas, diante do nosso projeto, nossa intenção é tornar a observação mais acessível às pessoas”, relatou o aluno.

Leia também: Banda de Guaçuí se apresenta em evento nacional de motociclismo

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.