Estudantes de Afonso Cláudio recriam obras de Tarsila do Amaral
Para a realização da atividade, que envolveu também conceitos de Inglês e Matemática, os estudantes, além de ampliarem seus conhecimentos na disciplina base por meio das telas analisadas

Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvira Barros, localizada no município de Afonso Cláudio, participaram, durante a primeira quinzena deste mês, de um projeto artístico imersivo.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiA iniciativa, batizada de “Releituras que ganham vida”, transformou as aulas de Artes em um espaço de experimentação e aprendizado interdisciplinar ao propor a recriação de duas icônicas obras de Tarsila do Amaral: “O Vendedor de Frutas” e “Abaporu”.
Para a realização da atividade, que envolveu também conceitos de Inglês e Matemática, os estudantes, além de ampliarem seus conhecimentos na disciplina base por meio das telas analisadas, trabalharam vocabulário na língua estrangeira e aplicaram frações e proporções para a disposição e quantificação dos objetos.
De acordo com a professora de Artes, Fernanda Souza, para trazer “O Vendedor de Frutas” para a realidade, os alunos montaram um barco repleto de frutas reais, recriando com riqueza de detalhes a cena retratada na pintura. Já para “Abaporu”, caracterizaram-se com mãos e pés gigantes, incorporando visualmente a icônica figura da obra.
“A arte vai além de ser apenas observada; ela deve ser sentida, recriada e conectada ao mundo dos alunos. Ao experimentar, construir e interagir com a arte, os alunos não apenas desenvolvem habilidades artísticas, mas também ampliam seu pensamento crítico, criatividade e capacidade de colaboração”, destacou a docente Fernanda Souza.
Leia também: Família busca por paciente desaparecido em Guaçuí