Sedu lança Guia de Cursos da EJA Integrados à Educação Profissional
O novo material contempla, além da relação das organizações curriculares vigentes para os ingressantes, as diretrizes operacionais e pedagógicas que orientam a oferta da EJA

A Secretaria da Educação (Sedu) divulgou a versão atualizada do Guia de Cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional. A publicação, regulamentada pela Portaria nº 066-R, de 06 de janeiro de 2025, apresenta as organizações curriculares dos cursos que passarão a vigorar a partir do primeiro semestre de 2025.
O novo material contempla, além da relação das organizações curriculares vigentes para os ingressantes, as diretrizes operacionais e pedagógicas que orientam a oferta da EJA articulada à Educação Profissional. O documento é um instrumento essencial para estudantes, educadores e gestores educacionais, pois detalha a estrutura curricular e os caminhos possíveis para quem deseja concluir sua formação e se qualificar profissionalmente.
De acordo com a gerente da Educação de Jovens e Adultos, Mariane Berger, esta iniciativa reafirma o compromisso da Sedu com a consolidação da EJA Profissional como uma política pública essencial para o Estado. “A proposta busca ampliar as oportunidades de formação e inserção no mercado de trabalho para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade regular”, frisou.
Ainda segundo a servidora, a oferta de cursos técnicos de nível médio e cursos de qualificação profissional de níveis fundamental e médio visa a alinhar a formação básica ao ensino técnico, proporcionando uma educação mais completa e voltada para as exigências do mundo do trabalho.
“Compreendemos que essa oferta, além de possibilitar a certificação do Ensino Médio promove a qualificação dos estudantes. Portanto, é uma política pública de inclusão educacional e social, visto que amplia as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho”, disse.
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726