
Atenção, estudantes. Terminam nesta sexta-feira (7) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O programa do Governo Federal é responsável por financiar as mensalidades dos alunos em instituições privadas de ensino superior.
Segundo informações da Agência Brasil, do total de vagas disponibilizadas, 50% serão reservadas a estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) em situação de ativos.
Em 2025, serão oferecidas mais de 112 mil vagas, em dois processos seletivos.
Inscrição
Quem estiver interessado, deve fazer o cadastro no Portal Único Acesso ao
Ensino Superior, na parte do Fies e fazer o login com a conta do site ou aplicativo de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Na plataforma, devem ser preenchidos os dados pessoais e a escolaridade.
Já a opção para aqueles que desejam concorrer às vagas destinadas para pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), a opção deve ser marcada na autodeclaração do perfil étnico-racial.
Logo após isso, o candidato deve escolher os três cursos desejados, por ordem de prioridade entre as opções escolhidas. É importante que o estudante indique o estado, município e a instituição de ensino selecionada.
Por fim, o candidato deverá preencher os dados financeiros e os da sua família. O Ministério da Educação (MEC) orienta que, ao confirmar a inscrição, o aluno deve salvar o comprovante de inscrição com a chave de segurança.
Para os pré-selecionados que atenderem às regras do Fies Social, a contratação do financiamento será integral e o governo federal cobrirá até 100% dos encargos educacionais.
Condições
Existem alguns critérios para concorrer às vagas do Fies. Por exemplo, é necessário que o candidato tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer uma de suas edições a partir de 2010 até a mais recente.
Além disso, é necessário que tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame, e a nota na prova de redação precisa ser superior a zero.
Já em relação à situação dos candidatos inscritos no CadÚnico, serão considerados os dados de 11 de janeiro de 2025, como data de corte.
Resultados
O resultado do processo seletivo do Fies será postado em fevereiro. Será publicada a chamada única e, depois, a lista de espera.
O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 18 de fevereiro.
Entre 19 e 21 de fevereiro, os estudantes pré-selecionados deverão acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição para obter o financiamento público das mensalidades em faculdades privadas.
Já os estudantes inscritos que ficarem fora da chamada regular irão automaticamente para lista de espera de eventuais vagas não preenchidas.
O período de convocação por meio da lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril.
Leia também: Consulta PIS 2025: veja quem tem direito
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui