Confira agenda de eventos para cafeicultores capixabas em abril
Credenciamento dos participantes, abertura e palestras realizadas por estações, com tempo estimado de 30 a 40 minutos por apresentação.

O mês de abril trará diversas oportunidades de capacitação gratuita para cafeicultores capixabas. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e organizações parceiras promovem uma série de eventos técnicos em diferentes regiões do Espírito Santo, com foco na difusão de tecnologias sustentáveis na cafeicultura.
A programação inclui palestras, visitas técnicas e demonstrações práticas sobre manejo de irrigação, nutrição do solo, uso de plantas de cobertura, entre outros temas fundamentais para a produção cafeeira.
As atividades contarão com a participação de pesquisadores, extensionistas e produtores, criando um ambiente de troca de conhecimento e incentivo à adoção de práticas mais sustentáveis. O objetivo é capacitar os cafeicultores, fortalecendo a cafeicultura no Estado e promovendo maior produtividade e rentabilidade com respeito ao meio ambiente.
Confira a programação com atividades confirmadas até esta segunda-feira (31):
Encontro de cafeicultores – Café em Foco: Estratégias para produção sustentável – Itapemirim
- Data: 2 de abril
- Horário: 8h às 10h30
- Local: Sítio da Serra, Rod. ES 488 – KM 30, Santa Maria do Frade, Itapemirim/ES
- Programação:
- 8h – Inscrição
- 8h30 – Abertura
- 8h50 – Ciclo de palestras:
- Projetos de extensão do Incaper na cafeicultura: Mulheres do café e cafeicultura sustentável – Patrícia Morais da Matta Campbell (Incaper)
- Pesquisas no Incaper para cafeicultura sustentável – João Felipe de Brites Senra (Incaper)
- Matéria orgânica do solo: essencial para o aumento da produtividade das lavouras cafeeiras – Otacílio José Passos Rangel (Ifes Alegre)
Contatos: (28) 99255-5855 / [email protected]
Dia de Campo “Sustentabilidade na Cafeicultura” – Colatina
- Data: 3 de abril
- Horário: 7h às 12h
- Local: Sítio Margotto, Córrego Dantas, Colatina
- Programação:
- 7h – Inscrição e café da manhã
- 8h – Abertura
- 8h30 – Início das estações:
- Manejo da irrigação com tensiômetros – Gustavo Haddad Souza Vieira (Ifes Santa Teresa)
- Uso de plantas de cobertura na cultura do café – Victor dos Santos Rossi (Incaper)
- Princípios da nutrição do cafeeiro – Geraldo Mendes da Silva (Incaper)
12h – Encerramento e almoço
Contatos: [email protected]
Dia especial sobre manejo nutricional do café conilon, crédito rural via Agroamigo e projeto cafeicultura sustentável – São Gabriel da Palha
- Data: 3 de abril
- Horário: 18h às 21h
- Local: EEEFM Córrego da Lapa, São Gabriel da Palha
Programação:
- 18h – Recepção e café
- 18h20 – Manejo nutricional do café conilon – Vinício Oliosi Favero (Incaper)
- 19h30 – Intervalo
- 19h40 – Crédito rural Agroamigo – Mateus Barbosa Santos e Alessandra Ratzke Gueze (Agroamigo)
- 20h30 – Projeto Cafeicultura Sustentável – Celio Roberto Cuquetto (Incaper)
- 21h – Encerramento
- Contatos: (27) 3727-1506/ [email protected]
Tecnologias para o aumento de produtividade no café conilon – Mimoso do Sul
Início: 04/04/2025 às 12h30
Término: 04/04/2025 às 16h
Local: Produtor Antônio Carlos Tunholi – Distrito Sede – Mimoso do Sul/ES
- Programação:
- 12h30 – Recepção e inscrição dos participantes (inscrição gratuita feita no dia e no local do evento)
- 13h – Abertura
- 13h30 – Visita às estações:
- Estação 1 – Manejo de pragas e doenças no café conilon e utilização do drone de pulverização
- Helder Rodrigues Ribeiro – Engenheiro Agrônomo, Supervisor de Campo do ATeG do Senar nas Cadeias de Cafeicultura e Cacauicultura
- Crédito Rural – Banco do Brasil – Mimoso do Sul
- Estação 2 – Sistemas de irrigação para o café conilon: opções, viabilidade e manejo
- Carlos Otávio Ribeiro Constantino – Engenheiro Agrônomo – Mimoagro
- Marcos Moreno Renosti – Montador de Irrigação – Parceiro Mimoagro
- Crédito Rural – Sicoob – Mimoso do Sul
- Estação 3 – Tecnologias para altas produtividades no café conilon
- Wescley Henrique Silva Marion – Técnico em Desenvolvimento Rural – Incaper
- Crédito Rural – Sicredi – Mimoso do Sul
- 15h30 – Demonstração de pulverização aérea com drone – Hugo Bertonceli – DronezAR
- 16h – Lanche, sorteio de brindes e encerramento
Contato: (28) 3555-1865
Lançamento Concurso de Qualidade do Café 2025 – Pinheiros
- Início: 05/04/2025 às 9h
- Término: 05/04/2025 às 11h
- Local: Auditório do Sindicato Rural de Pinheiros – Rua Victorino Bissoli – Pinheiros/ES
- Programação:
- 9h – Recepção
- 9h30 – Abertura
- 10h30 – Lançamento oficial do edital
- 11h – Encerramento
Contato: (27) 99964-7489
Tecnologias para a cafeicultura sustentável – São Domingos do Norte
- Início: 11/04/2025 às 13h
- Término: 11/04/2025 às 17h
- Local: Propriedade do Sr. Ronan Sperandio – Sítio Esmeralda – Córrego da Dúvida – São Domingos do Norte
O evento proporcionará aos agricultores conhecimento sobre novas tecnologias utilizadas na produção de café conilon, incluindo práticas sustentáveis como manejos biológicos para pragas e doenças, uso racional de fertilizantes, manejo de água no solo e plantas.
Programação:
Credenciamento dos participantes, abertura e palestras realizadas por estações, com tempo estimado de 30 a 40 minutos por apresentação. O evento ocorrerá na lavoura de café do proprietário.
Contato: (27) 99887-6755 (Rogério) / [email protected]
Excursão técnica na Cafesul / Pó de Mulheres – Alegre
- Início: 16/04/2025 às 8h
- Término: 16/04/2025 às 16h30
- Local: Cafesul – Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo – Rodovia BR 393, Km 03, Pratinha – Muqui
Excursão técnica do Projeto Mulheres do Café para capacitação das mulheres do Assentamento Floresta e região no município de Alegre/ES sobre cooperativismo, comercialização e cafés especiais.
Contato: (28) 3552-0833
Tecnologias para a cafeicultura sustentável – São Domingos do Norte
- Início: 16/04/2025 às 13h
- Término: 16/04/2025 às 17h
- Local: Propriedade do Sr. Sérgio Pizetta – Sítio Pizetta – Córrego da Divisa – São Domingos do Norte
O evento proporcionará aos agricultores conhecimento sobre novas tecnologias utilizadas na produção de café conilon, incluindo práticas sustentáveis como manejos biológicos para pragas e doenças, uso racional de fertilizantes, manejo de água no solo e plantas.
Programação:
Credenciamento dos participantes, abertura e palestras realizadas por estações, com tempo estimado de 30 a 40 minutos por apresentação. O evento ocorrerá na lavoura de café do proprietário.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta clicar aqui