Prodest recebe visita de estudantes alunos da UVV
O supervisor também citou as soluções e os mecanismos adotados para garantir a segurança das informações hospedadas no Prodest

O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) recebeu, na manhã desta quinta-feira (27), a visita de alunos dos cursos de Engenharia da Computação da Universidade de Vila Velha (UVV).
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiPara conhecer os trabalhos desenvolvidos pela autarquia, os estudantes assistiram a um vídeo institucional que apresenta a trajetória e os serviços realizados pelo Instituto. Depois disso, foram detalhadas as ações da Gerência de Plataformas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Geptic) pelo supervisor de Segurança da Informação, Fabio Modenese.
Ele destacou que o Prodest gerencia 280 bancos de dados e mais de 25 mil contas de correio eletrônico. Além disso, explicou o uso de aproximadamente 2.100 máquinas virtuais no Data Center do Estado, situado na sede da autarquia, em Vitória.
O supervisor também citou as soluções e os mecanismos adotados para garantir a segurança das informações hospedadas no Prodest. “Nossa prioridade é manter os dados governamentais com o maior nível de segurança possível. Em razão disso, é fundamental haver uma preocupação diária para evitar qualquer incidente de segurança”, pontuou Modenese.
Tecnologia e sustentabilidade
A segunda parte da visita contou com a apresentação dos serviços da Gerência de Sistemas (Gesit), realizada pelo gerente da área, Alessandro Frizzera. Ele afirmou que a unidade é responsável por administrar 152 sites e 160 sistemas (softwares, APIs, Webservices, entre outros), atendendo a 65 órgãos públicos no Estado.
Além disso, detalhou o funcionamento do Conecta Cidadão, plataforma com informações sobre 585 serviços do Governo do Estado, sendo 344 digitais, 134 parcialmente digitais e 107 presenciais.
O gerente também apresentou vários serviços digitais criados pelo Prodest, como o Agenda ES, o software Seleção Aluno, o sistema E-Flow e a plataforma Social ES -responsável por gerir informações de benefícios concedidos pelo Governo do Estado, como o Cartão Reconstrução e o Vale Gás Capixaba.
Outro destaque da apresentação foi o sistema E-Docs que alia tecnologia e sustentabilidade por tramitar de forma eletrônica os processos e documentos de órgãos do Poder Executivo Estadual.
Os estudantes também receberam informações sobre o sistema de inscrições do Programa Jovens Valores. “Para o profissional de TI entrar no mercado, o estágio é uma boa oportunidade. No Prodest, os estagiários da área técnica têm a oportunidade de obter bastante conhecimento, o que aumenta as chances de conseguir um bom emprego no início de carreira”, enfatizou Frizzera.
ES Digital
O gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (Geitic), Eduardo Medeiros Gardioli, e o analista de Tecnologia da Informação (TI) Amaury Constantini Junior destacaram, na parte final da visita, o funcionamento da rede de fibra óptica do Governo do Estado.
Com a Rede ES Digital, municípios do interior do Estado estão conectados a uma estrutura de alta velocidade que contempla hospitais, delegacias, escolas, entre outras repartições estaduais.
Na avaliação do professor Emerson Scheidegger, a visita foi muito importante para os alunos conhecerem melhor a profissão que desejam exercer no futuro. Ele também destacou que a atividade contribuiu para os estudantes terem uma visão mais ampla do papel da TI na sociedade.
O aluno Bernardo Portela Werly disse que ficou bastante satisfeito com a visita, porque as informações sobre os serviços prestados pelo Prodest foram repassadas de maneira muito simples e didática.
Leia também: Lançado guia sobre recurso para Educação Étnico-Racial