Espírito Santo

Sedu lança Programa de Monitoria Voluntária Estudantil

O número de vagas por unidade escolar será equivalente ao total de turmas das 2ª e 3ª séries da instituição.

Kimberlly Soares Kimberlly Soares

escola Cachoeiro - alunos - estudantes - aulas
Foto: Márcia Leal/PMCI

A Secretaria da Educação (Sedu) publicou, nesta quarta-feira (26), a Portaria nº 99/2025, que institui o Programa de Monitoria Voluntária Estudantil (Clique AQUI e confira o documento). A iniciativa tem como objetivo valorizar o protagonismo estudantil e promover o desenvolvimento integral dos jovens, unindo o fortalecimento do aprendizado acadêmico ao aprimoramento de habilidades socioemocionais essenciais para a vida escolar e a futura carreira.

Além de oferecer a oportunidade de atuar como “Líderes de Turma” e “Jovens Protagonistas”, colaborando na mediação de conflitos, no engajamento coletivo e no fortalecimento da identidade escolar, a ação também vai implementar o papel dos “Monitores Acadêmicos” nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Esses monitores auxiliarão os colegas no contraturno, sempre sob a orientação dos professores regentes.

Para participar, o estudante deve estar matriculado na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio, ter alcançado média igual ou superior a 75 pontos na disciplina escolhida e ter frequência mínima de 85% no ano letivo anterior. A seleção será realizada pela unidade escolar, priorizando estudantes da 3ª série que tenham as melhores notas na disciplina desejada. O número de vagas por unidade escolar será equivalente ao total de turmas das 2ª e 3ª séries da instituição.

Vida cidadã plena e engajada

De acordo com a subgerente de Desenvolvimento Curricular do Ensino Médio, Jacqueline Medeiros, o programa desempenha um papel central na preparação dos alunos não apenas para o mundo do trabalho, mas também para uma vida cidadã plena e engajada. Ele estimula o desenvolvimento de habilidades como liderança e gestão do tempo, que são essenciais para o sucesso em qualquer carreira.

“Ao fomentar o desenvolvimento de competências como empatia, comunicação eficaz, resolução de problemas e trabalho em equipe, o programa oferece ferramentas para que os estudantes lidem com as complexas dinâmicas do mundo profissional, onde a colaboração e a adaptabilidade são cada vez mais valorizadas”, afirmou a servidora.

Vale destacar ainda que, além do crescimento pessoal e da aquisição de novas competências, a adesão ao programa também traz benefícios concretos para os participantes. Os monitores recebem certificação pelo trabalho voluntário e pontuação extra em diversos processos seletivos promovidos pela Sedu, como o Centro Estadual de Idiomas (CEI), o Intercâmbio Estudantil, o projeto de Iniciação Científica de Matemática “Matemática na Rede”, os cursos técnicos concomitantes e o programa Pré-Enem Espírito Santo.

Leia também: Sorteio de março do Nota Premiada Capixaba será nesta quinta (27)

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

Kimberlly Soares
Kimberlly Soares

Estudante de jornalismo pela Unidade Estácio, atua na parte de segurança do portal AQUINOTICIAS.COM. Apaixonada pela área, trabalhou pela primeira vez como estagiária de jornalista aos 18 anos e nunca mais cogitou outro caminho.