Oportunidades

Tecnologia: Senai ES abre 2 mil vagas gratuitas para mulheres

Com o programa Mulheres na Indústria, instituição busca promover a equidade no setor industrial por meio de cursos de qualificação no modelo EAD

Foto: Divulgação

Em tempos em que as empresas buscam ser cada vez mais inovadoras, a inclusão das mulheres tem sido crucial para o sucesso organizacional. Os negócios que têm apostado na diversidade e alçando talentos femininos a cargos estratégicos têm registrado a redução do turnover (taxa de rotatividade) e o aumento da produtividade.  

E é entendendo a importância da presença feminina para superar desafios reais da indústria e impulsionar as mudanças necessárias, sobretudo em setores onde a participação delas ainda é limitada, que a Findes, por meio do Senai ES, lança o programa Mulheres na Indústria 2025. São 2 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação à distância na área de Tecnologia da Informação (TI). 

“A escolha da área de TI para ser o foco do programa vem da crescente importância dessa área no mercado de trabalho, especialmente com o impacto e as transformações trazidas pela Inteligência Artificial (IA). As profissões de TI têm se mostrado essenciais em um mundo cada vez mais digitalizado e a falta de representatividade feminina nesse setor é um desafio a ser superado”, aponta a gerente executiva de educação profissional do Senai ES, Tatiane Franco. 

Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aqui

As vagas estão disponíveis em todas as unidades do Senai no Estado e são para os cursos de Introdução à Inteligência Artificial com SCIKIT-LEARN, Scrum Master – Gestão de Projetos Ágeis na Prática, Cibersegurança na Nuvem, User Experience UX-UI, Python para a Indústria 4.0, entre outros. As qualificações são de curta duração, oportunizando uma inserção mais rápida no mercado de trabalho. Para se inscrever é preciso acessar: https://conteudo.senaies.com.br/mulheresnaindustria

Segundo dados do Mapa do Trabalho Industrial 2025 – 2027, levantamento elaborado pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Espírito Santo precisa formar quase 9 mil profissionais para atender o setor da tecnologia da Informação. Embora haja uma ampla demanda para este segmento nos próximos anos, as mulheres representam hoje apenas 33% das profissionais no setor da tecnologia da informação no Espírito Santo, como indica os dados RAIS, 2023 e CAS. 

“Com o Mulheres na Indústria, o Senai ES busca não apenas capacitar as mulheres para um futuro profissional promissor, mas também incentivar a transformação do setor industrial, tornando-o mais inclusivo e diverso. Além disso, visamos garantir que as mulheres possam ocupar espaços de protagonismo nas profissões tecnológicas, onde a inovação e a mudança estão em constante evolução, garantindo um impacto positivo na sociedade e na economia”, indicou Tatiane. 

Formações em áreas que estão em alta 

Desde 2020, o Senai desenvolve projetos voltados para a capacitação e igualdade de gênero, como o Senai Tech pras Manas, Mulheres Eletricistas e Mulheres Soldadoras. Agora, com o Mulheres na Indústria, a instituição espera contribuir para o aumento da formação feminina em cursos na área de T.I, que hoje correspondem a pouco mais de 46% das egressas, em uma das áreas mais promissoras.  

Como bem lembra a gerente executiva de Educação do Senai ES, essa é uma área com predominância do sexo masculino. 

“Nos últimos anos, a participação feminina na indústria tem evoluído de forma significativa. Mais mulheres estão ocupando posições em setores tradicionalmente masculinos, como a engenharia e a produção. Isso se deve a um esforço crescente das empresas em promover a diversidade de gênero e a criação de políticas de inclusão. Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer para garantir a plena igualdade de oportunidades”, pontuou Tatiane. 

LEIA TAMBÉM: Acidente em rodovia de São José do Calçado deixa uma pessoa morta