Hospital Evangélico amplia acesso a cirurgias robóticas para pacientes do SUS
O lançamento aconteceu durante uma solenidade que reuniu autoridades políticas, empresários, profissionais da saúde e colaboradores da instituição.

Em um marco para a saúde pública do Espírito Santo, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) anunciou, na noite da última quinta-feira (27), a disponibilização de mais 150 cirurgias robóticas oncológicas voltadas exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O lançamento aconteceu durante uma solenidade que reuniu autoridades políticas, empresários, profissionais da saúde e colaboradores da instituição.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp! clique aquiTecnologia de ponta
A nova etapa de procedimentos será viabilizada por meio de uma emenda parlamentar, permitindo que o hospital amplie significativamente o acesso à tecnologia de ponta oferecida pelo Robô Versius. Desde a implementação da cirurgia robótica no HECI, já foram realizadas 50 intervenções em pacientes da rede pública.
O Robô Versius é um sistema cirúrgico da empresa inglesa CMR Surgical, que já opera em mais de 20 países. Compacto, portátil e altamente tecnológico, o equipamento simula com precisão os movimentos do pulso humano, possibilitando cirurgias minimamente invasivas com maior precisão, menor sangramento, recuperação mais rápida e alta precoce.
As primeiras cirurgias robóticas no HECI ocorreram nos dias 10 e 11 de fevereiro deste ano. Desde então, os procedimentos vêm sendo aplicados em áreas como cirurgia do aparelho digestivo, bariátrica, coloproctológica, ginecológica, urológica e tratamento de endometriose.



Pioneirismo
Segundo o superintendente da unidade, Wagner Medeiros Junior, a chegada do robô reforça o papel pioneiro do HECI na adoção de inovações médicas no interior do Estado. “O Hospital Evangélico tem um histórico de protagonismo tecnológico e, agora, se consolida como o primeiro fora da capital capixaba a oferecer cirurgias robóticas à população”, destacou.
O coordenador da cirurgia robótica no hospital, Dr. Tiago Cypriano Dutra, também ressaltou os benefícios do novo sistema. “Os procedimentos realizados com o Versius têm feito uma enorme diferença na recuperação dos pacientes. Há menos dor no pós-operatório, menor risco de complicações e a alta hospitalar ocorre de forma mais rápida”, explicou. Ainda assim, reforçou que, apesar do avanço tecnológico, o cuidado continua sendo humanizado, com o envolvimento direto da equipe médica e de enfermagem.
Com a expansão do programa, o HECI se fortalece como referência em inovação na saúde pública e reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento aos capixabas.
Leia Também: Hospital Evangélico inova ao disponibilizar 150 cirurgias robóticas
Você no aquinoticias.com
Presenciou algo importante na sua cidade? Tem uma denúncia, reclamação ou um vídeo exclusivo? Sua sugestão pode virar notícia. Envie agora para o nosso WhatsApp: (28) 99991-7726